
O YouTube vai fechar o cerco contra vídeos repetitivos com ajuda de IA ainda neste mês. A empresa anunciou mudanças nas regras do programa de parcerias e vai restringir a monetização de canais que usam vídeos considerados não autênticos ou classificados como spam.
O objetivo da plataforma é atualizar as diretrizes sobre o que é um conteúdo autêntico ou não — segundo o YT, as regras vão “melhorar a identificação de conteúdos repetitivos ou feitos em massa”. A nova medida entra em vigor a partir do dia 15 de julho deste ano, acompanhada do texto completo com as regras.
Esse tipo de conteúdo já era combatido por lá e afetava a monetização dos canais. Porém, ferramentas de IA generativa ajudam a impulsionar a prática, gerar mais publicações e abastecer os canais com maior frequência.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
É provável que as diretrizes abordem o tema, como casos de vídeos que repetem a mesma imagem e colocam uma narração (normalmente feita por IA) em cima.
O que muda na plataforma?
O funcionário do YouTube Rene Ritchie publicou um vídeo para tranquilizar criadores e explicar as mudanças. Segundo Ritche, o ajuste não afeta reações ou canais com cortes de lives, mas deve mirar em conteúdos normalmente classificados como spam pela comunidade do app.O criador de conteúdo ainda reforçou que se trata de uma “pequena atualização nas regras” já existentes.
Atualmente, a política de monetização do YouTube reforça que os vídeos “precisam ser uma criação original” para receberem retorno financeiro — caso seja inspirado no material de outra pessoa, ele precisa passar por mudanças significativas até se tornar “algo realmente novo”.
Por outro lado, a empresa reforça que os conteúdos não podem ser duplicados, repetitivos ou com a única finalidade de gerar visualizações.
Leia também:
- O que é YouTube Premium Lite? Conheça o plano baratinho da plataforma
- Quanto ganha um YouTuber? Saiba como funciona a monetização
- O que é Veo 3? IA do Google gera vídeos realistas
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech