What's new

Cresce para 69% o número de idosos que acessam internet no Brasil, diz IBGE

i421930.jpeg

Nos últimos cinco anos, o número de idosos que acessam a internet cresceu e alcançou 69,4% em 2024. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse percentual representa 11 milhões de usuários a mais em comparação a 2019.
O salto foi significativo em relação aos 44,8% de idosos que utilizavam a internet em 2019. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada no quarto trimestre de 2024 e divulgada nesta quinta-feira (24).
A pesquisa visitou aproximadamente 210 mil domicílios e identificou o maior crescimento de acesso à internet entre os idosos, na comparação com os demais grupos etários. Pessoas de 50 a 59 anos também apresentaram aumento expressivo, passando de 74,4% para 89,9%.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
O acesso à internet entre idosos ocorre majoritariamente por meio de celular próprio, com crescimento nos últimos cinco anos: saltou de 66,6% em 2019 para 78,1% em 2024 de acessos no dispositivo móvel.

Contudo, idosos ainda são maioria das pessoas que não acessaram internet​

Apesar do avanço, os idosos continuam como o principal grupo entre os 20 milhões de brasileiros que não acessaram a internet no ano passado, representando mais da metade desse total.

Acesso de internet pela TV aumentou​

A pesquisa também aponta que o uso da televisão para acesso à internet subiu para 53,4%, superando o percentual de uso por microcomputadores, que caiu para 33,4%. Esse crescimento reflete, por exemplo, a popularização do acesso a plataformas como Netflix, Max e Prime Video diretamente pelos televisores.
O analista da pesquisa, Gustavo Fontes, declarou à Agência de Notícias do IBGE que o período analisado revelou mudanças significativas nos equipamentos utilizados para conexão.
“Houve um crescimento substancial do uso da televisão para esse fim, ultrapassando, em 2024, mais da metade dos usuários da internet, o que pode refletir, entre outros fatores, o avanço das plataformas de streaming. Por outro lado, o uso do computador para acessar a internet tem apresentado tendência de queda desde o início da série”, afirmou Fontes.
Leia mais:
VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom