What's new

Sites falsos de inscrição do ENEM são alvos de operação da Polícia Federal

i900661.png

A Polícia Federal iniciou uma operação para combater fraudes que usavam um site falso de inscrição do Enem para tirar dinheiro indevido das vítimas. A Operação Só Oficial teve início nesta quinta-feira (10) e agentes já cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade de Praia Grande (SP).
Estima-se que o prejuízo causado às vítimas seja de pelo menos R$ 3 milhões de reais. O golpe ocorreu durante as aplicações para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, entre 27 de maio e 14 de junho de 2024, e os estudantes que se inscreveram pela página falsa não puderam fazer as provas.

Entenda o caso​

De acordo com informações da PF, um grupo criou páginas falsas que simulam a plataforma do INEP, usada nas inscrições para o exame. Além disso, anúncios nas redes sociais incentivavam o acesso às páginas fraudulentas para fazer uma suposta inscrição.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
As vítimas preenchiam as informações e, no final do processo, precisavam fazer um pagamento somente via Pix — a plataforma oficial permite pagar com Pix, boleto, cartão de crédito ou débito em conta. Dessa forma, os criminosos tomavam o dinheiro e as pessoas não estavam inscritas no Enem.
A investigação da PF indica que os valores eram recebidos por uma fintech que não estava autorizada a fazer essas operações e a empresa em questão acumula reclamações de cobrança indevida na web. Além disso, uma das pessoas investigadas tem pelo menos 15 anotações criminais relacionadas à prática de estelionato.
De acordo com o site G1, mais de 35 mil alunos foram enganados com a fraude.

Como se proteger do golpe​

Além de prejuízo financeiro, a fraude ainda impede que a pessoa consiga fazer a prova. Veja algumas dicas para não cair no golpe:
  • Sempre verifique o endereço do site que faz o pagamento — se possível, digite manualmente a URL oficial da plataforma;
  • Desconfie de sites que oferecem apenas o Pix como forma de pagamento;
  • Sempre verifique se a inscrição está ativa no site do INEP (enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial).
Leia também:
VÍDEO: saiba como se proteger do "golpe da selfie"
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom