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O que é rage bait? Entenda a provocação para gerar engajamento nas redes sociais

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O rage bait é uma estratégia de publicação de conteúdos polarizados, controversos e provocativos para causar raiva e indignação para obter engajamento por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários, mesmo que negativos.
Os algoritmos das redes sociais são baseados em engajamento, assim, esse tipo de postagem é recompensada com mais alcance e o produtor do conteúdo pode obter ganhos financeiros a partir disso.
A seguir, o Canaltech explica:
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  • O que significa "rage bait"?
  • Como o rage bait funciona nas redes sociais?
  • A Inteligência Artificial impulsiona o rage bait?
  • Quais são os impactos do rage bait nas redes sociais?
  • Como identificar um rage bait?
  • Como não cair na armadilha da “isca de raiva”?

O que significa "rage bait"?​

O rage bait significa “isca de raiva” em tradução literal e se refere a postagens feitas para causar indignação e raiva com o intuito de gerar engajamento, como curtidas, comentários e até compartilhamentos.
Apesar de não ser algo novo, o termo rage bait é recente. Ele é um “primo distante” do clickbait, uma técnica que usa títulos chamativos e, muitas vezes, sensacionalistas para atrair cliques, e também do rage quit, expressão usada por gamers para descrever quando alguém abandona uma partida após ficar frustrado ou irritado.

Como o rage bait funciona nas redes sociais?​

A estratégia de rage bait explora emoções intensas, principalmente a raiva, frustração e indignação, para gerar engajamento nas redes sociais. Os criadores de conteúdo podem fazer vídeos provocativos sem propósito — como passar mil gotas de base no rosto — ou abordar temas controversos, polarizados e até mesmo relacionados a gostos pessoais.
Quando o usuário vê essa postagem, ele tende a agir com base nos seus sentimentos e seu instinto à raiva e frustração é comentar para criticar ou mostrar sua opinião, às vezes atacando o outro.
Cada interação, mesmo negativa, conta como engajamento, e isso faz com que os algoritmos impulsionem ainda mais o conteúdo. Assim, ele alcança um público maior e pode até gerar lucro para quem publicou.
Isso não benefícia apenas os criadores, mas também as próprias plataformas, que priorizam conteúdos que mantêm os usuários ativos por mais tempo, mesmo que isso signifique promover postagens que alimentam conflitos ou desinformação.

A Inteligência Artificial impulsiona o rage bait?​

A Inteligência Artificial generativa pode ser usada para impulsionar o rage bait, pois permite a criação de "identidades virtuais inexistentes" por meio de deepfakes, por exemplo.
Esses personagens criados com IA aparecem em vídeos com atitudes dramáticas e exageradas ou opiniões controversas, que as fazem se tornarem virais devido à raiva e indignação causada nos usuários.
Tela do celular com os apps de redes sociais

O algoritmo das redes sociais prioriza o engajamento, o que acaba impulsionando conteúdos de rage bait. (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

Quais são os impactos do rage bait nas redes sociais?​

O rage bait usa de extremos para atingir o seu objetivo, o que reforça a divisão entre grupos com opiniões opostas e tende a diminuir o espaço para diálogos saudáveis.
Para alimentar as emoções intensas necessárias para o engajamento e viralização do conteúdo, muitas vezes, essa estratégia distorce informações ou até cria notícias falsas, o que pode tornar as pessoas mais suscetíveis à desinformação, por exemplo.
Além disso, o consumo frequente de conteúdos provocativos pode gerar estresse, ansiedade e sensação constante de hostilidade nas redes e, a longo prazo, esse hábito pode prejudicar a saúde mental das pessoas.

Como identificar um rage bait?​

Os conteúdos rage bait podem aparecer de diversas formas e, com a IA e a criatividade, as possibilidades só aumentam. Entretanto, existem alguns temas e formatos de publicações recorrentes nessa estratégia:
  • Conteúdos extremos: tratam de assuntos políticos, culturais, raciais ou sociais de maneira radical, com discursos inflamados e polarizados;
  • Ataques diretos: publicações que provocam ou atacam pessoas públicas, grupos ou ideias específicas, incentivando o confronto;
  • Sensacionalismo: uso de frases apelativas que despertam curiosidade e indignação, como “Você não vai acreditar no que aconteceu” ou “Isso ninguém quer que você saiba”;
  • Manipulação emocional: conteúdos construídos para gerar raiva, choque ou revolta, com o objetivo de provocar reações impulsivas.
Mesmo fora dessa lista, se um conteúdo causar desconforto e despertar em você uma vontade imediata de rebater, “corrigir” algo ou defender uma ideia ou a si próprio, há grandes chances de se tratar de um rage bait.

Como não cair na armadilha da “isca de raiva”?​

Não existe uma fórmula para fugir do rage bait, mas você pode adotar algumas técnicas para evitar esse tipo de conteúdo:
  • Pare e pense antes de comentar, compartilhar ou interagir com uma publicação, principalmente se sua primeira emoção for de raiva ou indignação.
  • Se informe por fontes confiáveis e, caso tenha dúvida sobre alguma informação, busque por portais de checagem de fatos. Eles normalmente já devem ter uma publicação explicando se é fato ou fake.
  • Evite disseminar ódio e mantenha o respeito mútuo, independentemente do objetivo da publicação. Às vezes, a melhor alternativa é seguir sua vida e ignorar a postagem, principalmente se não for levar a um debate saudável e construtivo.
  • Evite comentar em postagens que causam emoções fortes em você. Isso tende a “adestrar” seu algoritmo, que vai reduzir a exposição desse tipo de conteúdo no seu feed, já que você não demonstrou interesse neles.
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Fonte: Canal Tech
 
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