What's new

Como saber se meus dados foram roubados? Veja 3 ferramentas que podem te ajudar

i1026721.jpeg

Existem ferramentas virtuais e gratuitas para consultar se seus dados foram expostos em vazamentos, como Have I Been Pwned, DataBreach.com e Cybernews. Para isso, é só informar o e-mail, telefone ou nome completo e aguardar a análise do site.
A seguir, o Canaltech responde:
  • Tem como saber se meus dados foram roubados?
  • Onde consultar se meus dados foram vazados?
  • O que fazer caso seus dados tenham sido vazados

Tem como saber se meus dados foram roubados?​

Sim, é possível saber se suas informações foram roubadas ou expostas em vazamentos por meio de ferramentas online. Elas ajudam a identificar se dados pessoais, como e-mail, senhas e documentos, aparecem em alguma base comprometida.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Onde consultar se meus dados foram vazados?​

Você pode consultar se seus registros pessoais foram vazados em três plataformas: Have I Been Pwned, DataBreach.com e Cybernews. A seguir, conheça cada uma delas!

Have I Been Pwned​

O Have I Been Pwned é o site mais conhecido para verificar vazamento de dados. Para fazer a busca é simples: basta digitar o seu endereço de e-mail e clicar em “Check”.
Ele vai fornecer a quantidade de vezes que o e-mail apareceu em uma violação e, abaixo, trará a lista de vazamentos, com as empresas envolvidas e todas as informações vazadas, como nome, endereço residencial, telefone, entre outros.
Tela inicial do site Have I Been Pwned

Para checar se seus dados foram expostos em vazamentos, é só informar o e-mail no site Have I Been Pwned. (Imagem: Captura de Tela/Viviane França/Canaltech)

DataBreach.com​

O DataBreach.com possui uma base de dados mais completa e oferece outras opções de pesquisa. Além do e-mail, é possível buscar por nome e número de telefone.
Os vazamentos são listados com todas as informações expostas, e você pode clicar em cada item para saber mais.
A ferramenta também permite configurar alertas para receber notificações caso e-mails, senhas ou outros conteúdos pessoais apareçam em novos vazamentos.

Captura da análise realizada pelo site DataBreach

O DataBreach.com tem acesso à uma base de dados mais completa. (Imagem: Captura de Tela/Viviane França/Canaltech)

Cybernews​

O Cybernews (cybernews.com) disponibiliza uma solução para checar se seus dados pessoais foram vazados. Nela, é possível pesquisar por e-mail ou número de telefone.
A plataforma informa quantas vezes suas credenciais foram expostas, mas não oferece detalhes sobre a violação. Em seguida, apresenta dicas para aumentar a segurança das contas.
Captura da análise feita pelo site Cybernews

O Cybernews informa quantas vezes os seus dados foram vazados, mas não indica em que momento isso aconteceu e quais as empresas envolvidas. (Imagem: Captura de Tela/Viviane França/Canaltech)

Como saber se estão usando os meus dados​

Você pode conferir se estão usando os seus dados pelo Registrato ou aplicativo Serasa.

Registrato​

No Registrato (bcb.gov), você consegue ver todas as suas relações financeiras, como empréstimos, contas bancárias, chaves Pix e dívidas em seu nome.
Para acessar, basta entrar no site do Banco Central do Brasil com sua conta Gov.br (nível prata ou ouro) ou com o certificado digital.

Serasa​

Na versão gratuita do aplicativo Serasa, você pode verificar se há dívidas, protestos, ações judiciais ou cheques sem fundo registrados em seu nome.
O app também disponibiliza acesso ao seu score de crédito e, caso sofra mudanças bruscas sem um motivo aparente, é interessante investigar mais a fundo.
Além disso, verifique as ofertas de renegociação de dívidas para garantir que não haja condições ou propostas que você desconheça.

O que fazer caso seus dados tenham sido vazados​

Caso os seus dados tenham sido vazados:
  • Descubra quais informações foram comprometidas;
  • Mude suas senhas em todas as contas e ative a autenticação em duas etapas;
  • Monitore suas contas bancárias e, caso veja algo incomum, avise a instituição financeira;
  • Faça um Boletim de Ocorrência, caso tenha vazado informações sensíveis, como o CPF;
  • Entre em contato com a empresa envolvida e, caso não tenha um parecer, denuncie o vazamento à Autoridade
  • Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Leia também:
VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech

Top Bottom