What's new

Não quer que seus posts do Instagram apareçam no Google? Veja como impedir

i1014169.jpeg

Além da busca interna do Instagram, as fotos e vídeos de perfis públicos também são encontrados através do Google e Bing. Contudo, você consegue alterar as configurações para que as suas publicações não sejam indexadas nos buscadores.
A seguir, tire as seguintes dúvidas:
  • Como impedir que posts do Instagram apareçam no Google?
  • Os conteúdos são retirados do Google após alterar os ajustes?
  • Por que os posts do Instagram aparecem no Google?
  • A indexação é obrigatória?
  • Vale a pena indexar posts do Instagram no Google?
  • Todos os perfis são indexados?

Como impedir que posts do Instagram apareçam no Google?​

Segundo o Instagram, contas públicas e profissionais de pessoas com 18 anos ou mais podem ter suas publicações disponíveis no Google e em outras plataformas. Contudo, o próprio usuário consegue desativar a distribuição desses conteúdos de três formas. Veja:
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Desativar a indexação​

A indexação é um processo em que o Google e outros buscadores coletam e arquivam informações de páginas para exibir em resultados de pesquisas. Neste caso, a Meta oferece uma opção para desativar o mecanismo nos perfis. Veja como:
  1. Abra o Instagram pelo celular;
  2. Vá até as configurações;
  3. Entre em “Privacidade da conta”
  4. Desmarque a opção “Permitir que fotos e vídeos abertos apareçam em resultados de mecanismos de pesquisa”.

Mude a conta para pessoal​

Ao transformar o perfil em uma conta pessoal, a coleta de informações é interrompida. Nesse procedimento, no entanto, você perderá alguns recursos, como os botões de ação na sua página, insights mais detalhados de publicações e afins.
Saiba como mudar:
  1. Entre nas configurações do Instagram;
  2. Acesse o menu “Criador de conteúdo”;
  3. Escolha a opção “Mudar tipo de conta”;
  4. Toque em “Mudar para a conta pessoal”.

Feche o perfil​

Se você busca mais privacidade seja para quem usa o Instagram ou vem “de fora”, também é possível fechar o perfil, tornando-o privado:
  1. Transforme a conta em pessoal;
  2. Acesse as configurações do Instagram;
  3. Entre em “Privacidade da conta”;
  4. Marque a opção “Conta privada”.

Os conteúdos são retirados do Google após alterar os ajustes?​

O Instagram não garante a desindexação e a remoção dos conteúdos nos buscadores, justamente por ser uma plataforma de terceiros.
A Meta ainda explica que “pode levar um tempo” para que os buscadores desfaçam a indexação da mídia e removam suas fotos e vídeos públicos dos resultados. O mesmo é válido para a exclusão do perfil.
“Suas informações de perfil, incluindo seu nome de usuário, foto do perfil e informações da bio, ainda poderão aparecer em resultados de mecanismos de pesquisa de terceiros”, diz a empresa.
Se a publicação ainda aparece no buscador após o procedimento e você deseja removê-la, é necessário preencher um formulário do Google (support.google.com) ou do Bing (bing.com).

Por que os posts do Instagram aparecem no Google?​

O Instagram liberou a indexação de fotos e vídeos públicos do Instagram, feitos em contas profissionais, em 2020. Com essa opção, os proprietários dos perfis conseguem ampliar o alcance de seus conteúdos para ir além do público interno da rede social.

A indexação é obrigatória?​

Não. Qualquer usuário pode desativar a indexação de suas publicações por mecanismos de buscas nas configurações do Instagram. Além disso, apenas conteúdos públicos de contas profissionais são compartilhados com o Google e demais serviços.
Contudo, não é totalmente garantido que perfis pessoais e abertos ficarão “de fora”. Em uma página de suporte, a Meta explica que o Instagram “geralmente solicita que os mecanismos de pesquisa, como o Google e o Microsoft Bing, não indexem o conteúdo de fotos e vídeos de stories, reels, posts e destaques dos usuários”.
Vale reforçar que os conteúdos de perfis privados, com acesso somente por seguidores autorizados pelo usuário, não são indexados.

Vale a pena indexar posts do Instagram no Google?​

Depende. Se você pretende aumentar o alcance das suas publicações para divulgar os produtos e serviços da sua empresa, ou apenas levar o conteúdo para mais pessoas, a indexação pode ajudar a atrair mais pessoas para as suas fotos e vídeos.
Por outro lado, se você possui um perfil para uso apenas pessoal e deseja mais privacidade, é recomendável evitar o compartilhamento de informações — e até mesmo deixar a conta privada — para evitar que desconhecidos vejam os seus posts.

Todos os perfis são indexados?​

Não. O Instagram exige que os seguintes critérios sejam atendidos para que a indexação seja permitida:
  • O perfil precisa ser público e profissional;
  • O dono da conta precisa ter 18 anos ou mais..
Confira outras matérias do Canaltech:
VÍDEO: MAIS QUALIDADE NOS POSTS DO INSTA! | Dicas | #Shorts
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom