
É o fim da entrega de cartas na Dinamarca. A PostNord, empresa responsável pelo serviço postal no país, anunciou que vai encerrar o envio de correspondências no dia 31 de dezembro de 2025, seguindo uma tendência de digitalização no país europeu.
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“Isso significa que restam pouquíssimas cartas na Dinamarca. De fato, o volume de cartas diminuiu mais de 90% desde o ano 2000, e continua a cair rapidamente”, ressaltou a companhia.
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A PostNord informou que começou a remover em 1º de junho as 1.500 caixas de correio vermelhas espalhadas pelo país, e que a expectativa é recolher todas até 31 de dezembro.
A companhia divulgou o seguinte cronograma relacionado ao fim da entrega das cartas:
- Até 31 de dezembro: remoção das caixas de correio;
- 18 de dezembro: último dia para entrega de cartas básicas (Cartas, Cartas Comerciais, Mala Direta e Mala Direta);
- 18 de dezembro: último dia de venda de etiquetas postais;
- 29 de dezembro: último dia para entrega de Cartas Rápidas, Cartas Registradas, Cartas com Aviso de Recebimento e Serviços Postais com a PostNord na Dinamarca;
- 30 de dezembro: entrega das últimas cartas por parte da PostNord.

Caias de correio da Dinamarca serão recolhidas até o dia 31 de dezembro (Reprodução/Wikimedia Commons)
Digitalização na Dinamarca
O declínio no número de cartas no território dinamarquês é reflexo de uma cidadania cada vez mais digitalizada. De acordo com o Índice de Governo Digital de 2023, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Dinamarca é a segunda nação mais digitalizada do mundo, atrás apenas da Coreia do Sul."A Dinamarca, de fato, é um país extremamente digitalizado. Tudo o que você faz aqui é pelo celular, principalmente serviços do governo, consultas médicas e outras burocracias, que funcionam por aplicativos. Então, faz muito sentido esse movimento, porque já é um país extremamente dependente de sistemas digitais", conta Liliane Fonseca, brasileira que mora na Dinamarca.
Como destaca Fonseca, o próprio governo dinamarquês tem papel importante nesse processo de digitalização. Há cerca de uma década, foi adotado o princípio do “digital por padrão”, que estabeleceu a comunicação eletrônica como a forma prioritária de contato entre governo e cidadãos.
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Fonte: Canal Tech