What's new

100% digital | Este país europeu vai dar fim a entrega de cartas pelos correios

i1050343.jpeg

É o fim da entrega de cartas na Dinamarca. A PostNord, empresa responsável pelo serviço postal no país, anunciou que vai encerrar o envio de correspondências no dia 31 de dezembro de 2025, seguindo uma tendência de digitalização no país europeu.
De acordo com comunicado emitido pela empresa, os dinamarqueses estão se tornando cada vez mais digitais. Com isso, o que antes era enviado por carta agora é recebido eletronicamente pelos cidadãos.
“Isso significa que restam pouquíssimas cartas na Dinamarca. De fato, o volume de cartas diminuiu mais de 90% desde o ano 2000, e continua a cair rapidamente”, ressaltou a companhia.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
A PostNord informou que começou a remover em 1º de junho as 1.500 caixas de correio vermelhas espalhadas pelo país, e que a expectativa é recolher todas até 31 de dezembro.
A companhia divulgou o seguinte cronograma relacionado ao fim da entrega das cartas:
  • Até 31 de dezembro: remoção das caixas de correio;
  • 18 de dezembro: último dia para entrega de cartas básicas (Cartas, Cartas Comerciais, Mala Direta e Mala Direta);
  • 18 de dezembro: último dia de venda de etiquetas postais;
  • 29 de dezembro: último dia para entrega de Cartas Rápidas, Cartas Registradas, Cartas com Aviso de Recebimento e Serviços Postais com a PostNord na Dinamarca;
  • 30 de dezembro: entrega das últimas cartas por parte da PostNord.
A empresa destacou ainda que, diante do aumento das compras online, seu novo foco de atuação será o setor de encomendas, com ênfase na entrega rápida.
Caixas de correio

Caias de correio da Dinamarca serão recolhidas até o dia 31 de dezembro (Reprodução/Wikimedia Commons)

Digitalização na Dinamarca​

O declínio no número de cartas no território dinamarquês é reflexo de uma cidadania cada vez mais digitalizada. De acordo com o Índice de Governo Digital de 2023, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Dinamarca é a segunda nação mais digitalizada do mundo, atrás apenas da Coreia do Sul.
"A Dinamarca, de fato, é um país extremamente digitalizado. Tudo o que você faz aqui é pelo celular, principalmente serviços do governo, consultas médicas e outras burocracias, que funcionam por aplicativos. Então, faz muito sentido esse movimento, porque já é um país extremamente dependente de sistemas digitais", conta Liliane Fonseca, brasileira que mora na Dinamarca.
Como destaca Fonseca, o próprio governo dinamarquês tem papel importante nesse processo de digitalização. Há cerca de uma década, foi adotado o princípio do “digital por padrão”, que estabeleceu a comunicação eletrônica como a forma prioritária de contato entre governo e cidadãos.
Leia mais:
VÍDEO | ROBÔS QUE FAZEM ENTREGA VÃO SUBSTITUIR HUMANOS?
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom