
Aparentemente, as pessoas andam cansadas neste ano e representam isso nas mensagens: o emoji de rosto com olheiras () foi eleito o mais representativo de 2025 no World Emoji Awards, uma premiação anual sobre os populares símbolos. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (17), Dia Mundial do Emoji.
- Geração Z está usando três emoji "sem sentido" e confunde os mais velhos
- Senha com emoji é melhor ou pior? Veja o que dizem especialistas em segurança
Em 2024, o prêmio de símbolo mais representativo ficou com o de rosto derretendo (🫠) — a carinha pode servir tanto para indicar uma situação caótica como para mostrar o efeito das altas temperaturas no dia a dia.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Quais serão os novos emojis de 2025?
Nesta semana, o consórcio Unicode (responsável por padronizar os caracteres para fabricantes, sistemas operacionais e softwares) confirmou nove símbolos inéditos que vão chegar aos teclados de emojis ainda neste ano. São eles:- Trombone
- Baú do tesouro
- Rosto distorcido
- Criatura peluda
- Nuvem de briga
- Resto de maçã
- Osca
- Bailarinas

Orca e bailarina estão entre novos emojis para 2025 (Imagem: Divulgação/Unicode)
As novas figuras chegam a partir da primavera do hemisfério Sul deste ano, entre setembro e dezembro, e normalmente desembarcam primeiro no iOS.
Os emojis mais usados pelos brasileiros no X
Base de dados para todos os emojis existentes, o site Emojipedia anunciou o retorno do Emoji Tracker, uma plataforma que rastreia quais são as figuras mais usadas no X por cada país.No Brasil, o tradicional coração vermelho (

- Coração vermelho (
);
- Mordendo o lábio (🫦);
- Marca de seleção com fundo verde (
);
- Coração feito com as mãos (🫶);
- Fogo (
).
- De 38 a arminha d´água: a polêmica história do emoji de pistola
- Por que o visual do emoji é diferente em cada celular ou PC?
- Como criar um emoji oficial | Saiba para onde enviar a sua sugestão
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech