
A SHEIN, varejista chinesa de fast fashion, se viu no meio de uma polêmica desde a última quarta-feira (4) quando a foto de um modelo, usando uma blusa de US$ 11 (pouco mais de R$ 50), viralizou na internet por sua – no mínimo – semelhança brutal com Luigi Mangione.
- Comprou na Shein e recebeu taxa dos Correios via WhatsApp? Cuidado, é um golpe
- O que significa ‘clanker’? Explicação envolve robôs humanoides, IAs e Stars Wars
- Teste de segurança viu ChatGPT disposto a instruir sobre bombas, armas e crimes

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Em nota ao Canaltech, a SHEIN creditou a imagem a terceiros, no seu marketplace, e informou que foi removida assim que reportada. Ainda de acordo com a varejista, foi aberta uma investigação interna e serão adotadas medidas contra o fornecedor envolvido no caso.
Preso nos Estados Unidos, Mangione pode ser condenado à morte se for considerado culpado pelo crime ocorrido na madrugada de 4 de dezembro do ano passado, em que teria seguido Brian Thompson e atirado várias vezes pelas costas, usando uma pistola e um silenciador no meio da rua.“A imagem em questão foi disponibilizada por um fornecedor terceirizado e removida imediatamente após a descoberta. A SHEIN conta com padrões rigorosos para todas as listagens de produtos na plataforma da empresa. A companhia está conduzindo uma investigação completa, fortalecendo processos próprios de monitoramento e adotará as medidas apropriadas contra o fornecedor, de acordo com suas políticas internas”, diz a nota.
Há muita especulação, mas ainda não se sabe a origem da foto.
Apoiadores chineses
O assassinato gerou comoção e também chamou atenção para a insatisfação crescente nos Estados Unidos com o sistema de saúde – caro e difícil acesso para grande parte dos americanos. Na internet, muitas pessoas chegaram a saudar a ação criminosa de Mangione e tratá-lo como um herói com posts de apoio ao jovem em várias redes sociais.
De acordo com o TMZ, são essas pessoas que podem estar por trás do incidente envolvendo a varejista e a foto. Fontes afirmaram ao site que apoiadores chineses podem ter manipulado a imagem, destacando o rosto do suposto assassino e tornando-a um viral global.
Um painel online — criado por um fã de Mangione — que monitora quantas doações e cartas ele vem recebendo na prisão em NY, onde aguarda julgamento, revela que a China ocupa o sétimo lugar entre 54 países com fãs que enviam cartas de incentivo ao acusado.
A imagem foi criada por IA?
Ainda não está claro se a imagem do anúncio é mesmo uma foto de Luigi Mangione ou de um sósia, nem se trata-se apenas de uma obra edição do Photoshop. Especula-se, também, que a imagem pode ter sido gerada por uma inteligência artificial propositalmente (ou não).Leia mais:
- Don't Touch! | Vocação brasileira para memes vira arte e ganha exposição no CCBB
- Tecnoespiritualidade | IA é treinada por influenciadores para ser como um guia
- Vídeo gerado por IA simula o que aconteceria se Monte Fuji entrasse em erupção
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech