
É VERDADE que utilizar o modo anônimo na internet não garante anonimato total online. Apesar de aumentar a privacidade durante a navegação, esse recurso não protege o usuário completamente contra o rastreamento na rede.
- É FALSO que Mark Zuckerberg vai deletar contas inativas de Instagram e Facebook
- É VERDADE que celulares dobráveis tem limite de vezes que podem abrir e fechar
- É FALSO que se copiar e colar este texto, o Facebook não poderá usar suas fotos
Para ocultar o IP — parte significativa da pegada digital — uma alternativa é utilizar uma VPN (Rede Virtual Privada), orienta a Kaspersky, empresa de segurança cibernética.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Logins expõem dados de navegação
Mesmo em guias anônimas, ao fazer login em sites ou redes sociais, terceiros e anunciantes podem vincular seu histórico de pesquisa à sua identidade digital.A Kaspersky ressalta ainda que o uso de redes escolares ou corporativas mantém o histórico de navegação disponível mesmo no modo privado.

Fazer logins permite que sites consigam rastrear sua identidade digital mesmo na guia anônima (Pexels/energepic)
Quais os benefícios da aba anônima?
Um dos principais benefícios é ocultar a atividade online de outras pessoas que tenham acesso ao mesmo dispositivo.Por exemplo, ao fazer uma pesquisa no Google no modo anônimo, o navegador não exibirá sugestões de autocompletar baseadas em buscas anteriores.
Outra vantagem é que, após o uso, o navegador limpa os cookies do dispositivo. Isso ajuda a reduzir a exposição a anúncios direcionados e à precificação dinâmica — prática em que empresas ajustam os preços de itens já visualizados, geralmente elevando-os.
Também é possível ficar conectado em várias contas da mesma rede social em diferentes abas sem precisar sair de uma para acessar a outra.
Dicas para ter mais segurança privacidade na internet
Visto que a navegação no modo anônimo ainda deixa alguns rastros na internet, a alternativa é recorrer a alguns outros recursos que garantem mais segurança e privacidade, como:- Utilizar uma VPN, especialmente em redes Wi-Fi públicas;
- Limitar permissões de acesso à localização e à câmera concedidas a aplicativos e sites;
- Ler termos de uso e políticas de privacidade antes de criar uma conta;
- Instalar antivírus para se proteger contra spywares, softwares maliciosos que monitoram suas ações sem consentimento.
- É FALSO o vídeo de um canguru com cartão de embarque; saiba por que viralizou
- É FALSO que o celular carrega mais rápido em uma tomada com tensão de 220 volts
- É FALSO que a radiação do celular pode causar câncer nos usuários
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech