O serviço de rastreamento dos Correios permite acompanhar todas as etapas da entrega de uma encomenda até a chegada ao endereço final. A busca pode ser feita rapidamente a partir do site ou do aplicativo da empresa e exige apenas o código de rastreio para mostrar as informações.
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- 11 maneiras de rastrear encomendas dos Correios
- Como rastrear encomendas pelo computador e pelo celular;
- Como receber avisos por SMS;
- O que fazer se o código não aparecer na busca?
- Por quanto tempo as informações ficam armazenadas
- Posso retirar uma encomenda no centro de distribuição?
Como usar o rastreamento nos Correios
Antes de usar o serviço, você precisa ter o código de rastreamento em mãos — a sequência alfanumérica garante que qualquer pessoa consiga acompanhar a entrega na plataforma sem colocar dados adicionais. O site permite rastrear encomendas vinculadas a um número de CPF ou CNPJ, mas o código é a opção para monitorar um pacote individual.-
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Pelo celular
É possível usar o site ou o aplicativo oficial dos Correios (Android | iOS) para monitorar a entrega. Pelo app, o passo a passo é este:- Abra o app Correios;
- Toque em “Adicione para acompanhar”;
- Cole o código;
- (Opcional) Digite uma descrição do pacote;
- Toque em “Acompanhar”;
- Veja os resultados.
Acompanhe entregas pelo app dos Correios (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Pelo computador
O caminho mais simples para rastrear encomendas nos Correios pelo PC é via site oficial da ferramenta:- Abra o site de rastreamento dos Correios (rastreamento.correios.com.br);
- Insira o código de rastreio;
- Digite o texto da imagem;
- Clique em “Consultar”;
- Veja as atualizações.
Digite o código de rastreamento para acompanhar pelo site (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
Como receber avisos por SMS
O sistema também pode enviar atualizações sobre a entrega por SMS, desde que você tenha cadastrado o número de telefone:- Abra o site do rastreamento;
- Procure por uma entrega;
- Selecione a opção “SMS”;
- Insira o número de telefone celular e confirme.
O que fazer se o código não aparecer na busca?
Em algumas situações, você pode digitar o código e receber um aviso de que o objeto não foi encontrado na base dos Correios. Isso pode acontecer quando o produto foi postado há pouco tempo e o sistema ainda não foi atualizado com as novas informações do rastreio, então basta aguardar algumas horas ou dias para ver os novos dados por lá.No entanto, se o aviso persistir por muito tempo, vale a pena entrar em contato com a pessoa que enviou o objeto para entender o que aconteceu.
Por quanto tempo as informações ficam armazenadas nos Correios?
O site dos Correios informa que os dados de rastreamento são armazenados por até 180 dias na plataforma. Portanto, você ainda pode voltar à ferramenta para descobrir detalhes de uma entrega passada, como os centros de distribuição e a cidade de envio.Posso retirar uma encomenda no centro de distribuição?
Só é possível retirar uma encomenda na agência dos Correios ao escolher a modalidade Clique e Retire. Caso contrário, não é possível retirar o pacote em outro lugar que não seja destino final.Quando a empresa faz três tentativas de entrega sem sucesso, o objeto fica armazenado em uma agência dos Correios e precisa ser retirado pessoalmente pelo indivíduo. A própria página de rastreamento informa o local de retirada.
O que significam as siglas dos Correios?
O serviço de rastreamento está repleto de siglas no código e nas etapas para monitorar a entrega. Normalmente, representam o tipo de serviço usado para o despacho dos pacotes e o nome dos locais que fazem parte da logística de distribuição — confira o significado dos termos mais populares.Leia também:
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Fonte: Canal Tech