What's new

Como funciona a fila virtual para comprar ingresso: devo atualizar a página?

i572238.jpeg

As filas virtuais são mecanismos para garantir a estabilidade de apps e sites de venda de ingressos, bancos e afins. Ao aplicar a lista de espera, as empresas evitam lentidão ou até mesmo uma eventual queda quando há muitos acessos simultâneos.
A seguir, o Canaltech te ajuda a tirar as seguintes dúvidas:
  • Como funcionam as filas virtuais
  • Quanto tempo dura uma fila virtual?
  • Por que existem filas virtuais?
  • Devo atualizar a página?
  • O que acontece se minha conexão de Internet cair?
  • Posso abrir a fila em várias abas?
  • Entrei na página e os ingressos estão esgotados. E agora?

Como funcionam as filas virtuais​

As filas virtuais são aplicadas pelas companhias quando há um grande volume de visitas simultâneas em um app ou site. É o caso da página de venda de um grande evento, quando todas as pessoas “correm” para comprar o ingresso ao mesmo tempo.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
De acordo com a empresa dinamarquesa Queue-it, que desenvolve uma ferramenta de filas virtuais, o software redireciona o usuário para uma página personalizada, onde recebe uma senha e um tempo previsto de espera. Também há uma barra de progresso para determinar a posição do consumidor.
Dessa forma, o usuário só precisa aguardar a sua vez para acessar o app ou site.
O software responsável pela fila virtual possui seu próprio servidor dedicado para auxiliar o site da ticketeria com o grande fluxo de pessoas, evitando que haja problemas.

Quanto tempo dura uma fila virtual?​

A duração de uma fila virtual depende de inúmeros fatores, como a demanda de pessoas e a capacidade do servidor.
Se, por exemplo, um site aguentar uma demanda de 1.000 compras por minuto, o software libera até 500 pessoas por minuto, garantindo um funcionamento estável.
Pessoas apontando o dedo para a tela de um computador

Filas virtuais ajudam a evitar sobrecarga em apps e sites (Imagem: John Schnobrich/Unsplash)

Por que existem filas virtuais?​

Assim como as filas físicas, as virtuais têm o objetivo de controlar o fluxo de pessoas.
Com a alta demanda de usuários acessando um mesmo site, o servidor em que ele está hospedado pode sofrer com sobrecarga, causando problemas como lentidão, páginas que não carregam e até mesmo a queda do site.
Para isso, existem softwares que controlam esse grande fluxo de pessoas, garantindo que o site continue ativo e sem problemas para quem acessá-lo.
Esse processo evita que bots consigam o ingresso antes dos fãs. Jillian Als, diretora de Marketing da Queue-it, empresa responsável pelo software de fila virtual de ticketerias como Ticketmaster e Ingresso.com, explicou que “bots maliciosos usam duas vantagens para garantir itens de estoque limitado: grande volume de tentativas e alta velocidade”.
De acordo com a empresa, esses bots são o grande inimigo destes softwares. “Um terço de todo o tráfego da Internet vem destes bots maliciosos, e durante vendas com alta demanda, o número passa de 90%”, afirmou Als.

Devo atualizar a página?​

Não são todos os softwares que “guardam” seu lugar caso você saia e volte para a página, então se mantenha por lá. Dessa forma, é importante se atentar às instruções da fila para garantir o seu lugar.
O que acontece se minha conexão de Internet cair?
Nem todos os sistemas de filas de espera reservam a posição do usuário ao sair da página ou perder a conexão com a internet.
Por isso, é recomendado utilizar conexões estáveis e seguras ao fazer a compra de ingressos, por exemplo.

Posso abrir a fila em várias abas?​

Abrir mais de uma aba não garantirá mais lugares na fila. Agora, caso você esteja em diferentes dispositivos, terá uma chance maior de acessar a página de compra.

Entrei na página e os ingressos estão esgotados. E agora?​

Acessar uma página de venda após passar por uma fila virtual não é garantia de que o produto ou serviço ainda estará disponível para compra.
Porém, algumas pessoas desistem da compra ou tem sua forma de pagamento recusada. Nesse caso, os ingressos podem voltar à disponibilidade.
Leia outras matérias do Canaltech:
VÍDEO: Você deveria prestar MAIS ATENÇÃO aos dados do seu SMARTWATCH
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom