Programação é uma tarefa complexa, mas existem prompts do ChatGPT para desenvolvedores que podem ajudar e muito na construção de sites, aplicativos e muito mais.
O chatbot da OpenAI é capaz de fornecer códigos precisos e conselhos ensinando a otimizar estruturas inteiras, além de testar o material que você tiver pronto e ainda dar feedback do que pode ser aperfeiçoado.
No entanto, é bom destacar que a tecnologia desconhece os detalhes do seu projeto e, nesse sentido, é essencial informar do que se trata a criação e compartilhar todos os dados relevantes para o ChatGPT fornecer os resultados mais precisos possíveis.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-
E caso a inteligência artificial não seja capaz de resolver o seu problema, a dica é procurar um profissional da área de desenvolvimento para esclarecer suas dúvidas com mais exatidão.
Prompts do ChatGPT para desenvolvedores
Veja abaixo uma série de prompts que podem ajudar desenvolvedores com códigos, ajustes de falhas, explicações de conceitos e outras questões envolvendo o universo da programação.Geração de códigos
Se você procura inspiração e ideias para gerar códigos eficientes e otimizados, confira a seguir prompts que podem “quebrar um galho no seu projeto:- Pode gerar um código em Python para conectar a uma API de busca de dados?;
- Como eu escrevo uma função em JavaScript que ordena um array de objetos baseado em uma chave específica?;
- Preciso de um exemplo de código em C# para implementar um padrão Singleton.
Desenvolvimento web
Desenvolvedores web que desejam criar sites organizados e responsivos podem contar com ajuda do ChatGPT para melhorar seu trabalho.Confira alguns prompts que podem ser bem úteis:
- Como posso criar um formulário de contato responsivo usando HTML e CSS?;
- Pode me mostrar como usar o Flexbox para criar um layout de galeria de imagens?;
- Quero adicionar uma animação de fade-in em um site quando a página carrega. Como faço isso com JavaScript?;
- Qual é a melhor maneira de implementar lazy loading de imagens em um site?.

Existem prompts do ChatGPT para desenvolvedores web otimizarem seus sites e muito mais (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Correção de bug
O ato de encontrar e corrigir bugs em um software pode ser algo menos problemático e incômodo se você recorrer ao ChatGPT para solicitar diagnósticos.Veja prompts que podem resolver os seus “pepinos” no projeto:
- Meu código JavaScript não está atualizando o DOM como esperado. O que pode estar errado?;
- Estou recebendo um erro de “undefined method” em Ruby. Como posso depurar isso?;
- Por que meu loop em Python está entrando em condição de corrida e como posso corrigi-lo?;
- Minha aplicação React está lançando um erro de “key prop” quando renderizo uma lista. Como resolver?
Documentação de código
Um projeto não pode ser considerado sólido o suficiente se não tiver uma boa documentação.Confira prompts capazes de deixar seu código mais fácil de ser compreendidos:
- Como posso documentar adequadamente uma função complexa em Java?;
- Quais são as melhores práticas para escrever comentários em código PHP?;
- Pode me dar um exemplo de como usar o JSDoc para documentar um componente React?;
- Como posso gerar documentação automática para minha API RESTful?
Explicações de códigos e conceitos
O ChatGPT pode ser um verdadeiro professor (ou quase) compartilhando orientações claras sobre códigos, conceitos teóricos e muito mais.Saiba como extrair um bom resultado da IA com base nos seguintes comandos:
- Como o modelo de concorrência baseado em atores do Erlang ajuda na escalabilidade de sistemas?;
- O que é currying em programação funcional e como posso usá-lo em JavaScript?;
- Pode me explicar a diferença entre processos e threads com exemplos em C++?

Se você estiver com dúvidas sobre códigos e conceitos teóricos, basta usar prompts do ChatGPT para obter as respostas desejadas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Teste de funcionalidade
Para garantir que o seu software “rode liso”, vale a pena pedir para o ChatGPT dar conselhos quanto a formas de testar o projeto e qual é a melhor forma de fazê-lo.Confira prompts que podem ser feitos para sanar essa questão:
- Como posso escrever um teste unitário para uma função de soma em Node.js?;
- Quais ferramentas você recomenda para testes de integração em aplicações web?;
- Como implementar testes de carga para uma API usando JMeter?;
- Pode me mostrar como usar o Selenium para automatizar um teste de fluxo de usuário em um site?
Outras funções
Além dos prompts do ChatGPT para desenvolvedores, você pode acionar a IA generativa para ajudar em outras tarefas profissionais do dia a dia. Inclusive, o Canaltech conta com guias voltados para professores, analistas de redes sociais, redatores e até mesmo para quem deseja somente se divertir com o chatbot.Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Instagram caiu? Rede desconecta usuários nesta quinta (21)
- iOS 17.4.1 é lançado com pequenas correções para o iPhone
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Galaxy M55 5G tem visual e ficha técnica reforçados em mais vazamentos
- Médico brasileiro faz 1º transplante de rim de porco para humano
- WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
Fonte: Canal Tech