What's new

22 prompts do ChatGPT para desenvolvedores

i839619.jpeg

Programação é uma tarefa complexa, mas existem prompts do ChatGPT para desenvolvedores que podem ajudar e muito na construção de sites, aplicativos e muito mais.
O chatbot da OpenAI é capaz de fornecer códigos precisos e conselhos ensinando a otimizar estruturas inteiras, além de testar o material que você tiver pronto e ainda dar feedback do que pode ser aperfeiçoado.
No entanto, é bom destacar que a tecnologia desconhece os detalhes do seu projeto e, nesse sentido, é essencial informar do que se trata a criação e compartilhar todos os dados relevantes para o ChatGPT fornecer os resultados mais precisos possíveis.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-
E caso a inteligência artificial não seja capaz de resolver o seu problema, a dica é procurar um profissional da área de desenvolvimento para esclarecer suas dúvidas com mais exatidão.

Prompts do ChatGPT para desenvolvedores​

Veja abaixo uma série de prompts que podem ajudar desenvolvedores com códigos, ajustes de falhas, explicações de conceitos e outras questões envolvendo o universo da programação.

Geração de códigos​

Se você procura inspiração e ideias para gerar códigos eficientes e otimizados, confira a seguir prompts que podem “quebrar um galho no seu projeto:
  1. Pode gerar um código em Python para conectar a uma API de busca de dados?;
  2. Como eu escrevo uma função em JavaScript que ordena um array de objetos baseado em uma chave específica?;
  3. Preciso de um exemplo de código em C# para implementar um padrão Singleton.

Desenvolvimento web​

Desenvolvedores web que desejam criar sites organizados e responsivos podem contar com ajuda do ChatGPT para melhorar seu trabalho.
Confira alguns prompts que podem ser bem úteis:
  1. Como posso criar um formulário de contato responsivo usando HTML e CSS?;
  2. Pode me mostrar como usar o Flexbox para criar um layout de galeria de imagens?;
  3. Quero adicionar uma animação de fade-in em um site quando a página carrega. Como faço isso com JavaScript?;
  4. Qual é a melhor maneira de implementar lazy loading de imagens em um site?.
i869623.png

Existem prompts do ChatGPT para desenvolvedores web otimizarem seus sites e muito mais (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Correção de bug​

O ato de encontrar e corrigir bugs em um software pode ser algo menos problemático e incômodo se você recorrer ao ChatGPT para solicitar diagnósticos.
Veja prompts que podem resolver os seus “pepinos” no projeto:
  1. Meu código JavaScript não está atualizando o DOM como esperado. O que pode estar errado?;
  2. Estou recebendo um erro de “undefined method” em Ruby. Como posso depurar isso?;
  3. Por que meu loop em Python está entrando em condição de corrida e como posso corrigi-lo?;
  4. Minha aplicação React está lançando um erro de “key prop” quando renderizo uma lista. Como resolver?

Documentação de código​

Um projeto não pode ser considerado sólido o suficiente se não tiver uma boa documentação.
Confira prompts capazes de deixar seu código mais fácil de ser compreendidos:
  1. Como posso documentar adequadamente uma função complexa em Java?;
  2. Quais são as melhores práticas para escrever comentários em código PHP?;
  3. Pode me dar um exemplo de como usar o JSDoc para documentar um componente React?;
  4. Como posso gerar documentação automática para minha API RESTful?

Explicações de códigos e conceitos​

O ChatGPT pode ser um verdadeiro professor (ou quase) compartilhando orientações claras sobre códigos, conceitos teóricos e muito mais.
Saiba como extrair um bom resultado da IA com base nos seguintes comandos:
  1. Como o modelo de concorrência baseado em atores do Erlang ajuda na escalabilidade de sistemas?;
  2. O que é currying em programação funcional e como posso usá-lo em JavaScript?;
  3. Pode me explicar a diferença entre processos e threads com exemplos em C++?
i869627.png

Se você estiver com dúvidas sobre códigos e conceitos teóricos, basta usar prompts do ChatGPT para obter as respostas desejadas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Teste de funcionalidade​

Para garantir que o seu software “rode liso”, vale a pena pedir para o ChatGPT dar conselhos quanto a formas de testar o projeto e qual é a melhor forma de fazê-lo.
Confira prompts que podem ser feitos para sanar essa questão:
  1. Como posso escrever um teste unitário para uma função de soma em Node.js?;
  2. Quais ferramentas você recomenda para testes de integração em aplicações web?;
  3. Como implementar testes de carga para uma API usando JMeter?;
  4. Pode me mostrar como usar o Selenium para automatizar um teste de fluxo de usuário em um site?
Outra dica é você literalmente pedir para o ChatGPT testar o seu software, copiando e colando os códigos e perguntando se a estrutura funcionaria corretamente caso estivesse em operação. Além disso, é possível pedir conselhos sobre o que pode ser melhorado no seu projeto.

Outras funções​

Além dos prompts do ChatGPT para desenvolvedores, você pode acionar a IA generativa para ajudar em outras tarefas profissionais do dia a dia. Inclusive, o Canaltech conta com guias voltados para professores, analistas de redes sociais, redatores e até mesmo para quem deseja somente se divertir com o chatbot.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom