What's new

YouTube testa notas da comunidade em vídeos para combater desinformação

i823717.jpeg

O YouTube anunciou o início de um teste com uma ferramenta chamada “Notas” que tem como objetivo ajudar no combate à desinformação e oferecer mais esclarecimento sobre os conteúdos apresentados na plataforma. O recurso permitirá que as pessoas adicionem notas explicativas abaixo dos vídeos para melhorar a compreensão do contexto e das informações contidas nos materiais.
A novidade foi anunciada pelo YouTube nesta segunda-feira (17), segundo revela o site TechCrunch. A função será inicialmente um experimento com uma pequena parcela do público nos Estados Unidos, restrito a criadores de conteúdo com canal “em boa situação” na plataforma. Além disso, o teste será visível apenas no acesso ao YouTube pelo celular.

Notas de contexto no YouTube​

Com as novas “notas” de contexto no YouTube, as pessoas poderão incluir informações adicionais sobre os conteúdos para, por exemplo, ressaltar que a utilização de uma música em determinado vídeo é uma paródia ou explicar o uso de imagens de arquivo dentro de uma reportagem.
-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Nesta fase experimental, um número limitado de pessoas será convidado a escrever as notas enquanto avaliadores independentes vão classificar a utilidade e precisão dessas informações. Os espectadores também poderão avaliar as notas, indicando se acharam "úteis", "um pouco úteis" ou "nada úteis" e justificar suas avaliações.
YouTube testa recurso de notas de contexto em vídeos para uma parcela do público nos Estados Unidos (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

YouTube testa recurso de notas de contexto em vídeos para uma parcela do público nos Estados Unidos (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
O YouTube usará um algoritmo para decidir quais notas serão publicadas com base nas avaliações recebidas. O algoritmo dará preferência às notas que sejam úteis para um público mais amplo — por exemplo, se um grande número de pessoas que anteriormente classificaram notas de maneira diferente agora consideram uma nota específica como útil, o YouTube estará mais inclinado a exibir essa nota junto ao vídeo.
Segundo o TechCrunch, o YouTube reconhece que poderão ocorrer erros durante o período de testes, como notas que não correspondem bem aos vídeos ou que contenham informações incorretas. A companhia deverá analisar os resultados do experimento antes de decidir se fará um lançamento oficial do recurso “Notas” na plataforma.

Outros testes no YouTube​

Além do experimento com notas de contexto, o YouTube realiza outros testes com usuários selecionados, incluindo: uma IA que dá ideias de novos vídeos para criadores de conteúdo, um recurso para recomendar correções para as legendas geradas automaticamente pela plataforma, e uma IA para avançar os vídeos para os trechos de maior interesse.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom