
O Yahoo anunciou a compra do Artifact, aplicativo voltado para textos e notícias criado pelos fundadores do Instagram Mike Krieger e Kevin Systrom. O app foi lançado em janeiro do ano passado e encerrado um ano depois pelos fundadores, mas a gigante de mídia decidiu comprar a estrutura para incorporá-la aos próprios serviços.
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Sobre o negócio, a gerente geral do Yahoo News, Kat Downs Mulder, comenta que “o Artifact se tornou um produto amado, estamos animados para continuar o crescimento da tecnologia e nossa missão de virar um guia confiável para informação digital e o melhor curador, conectando pessoas aos conteúdos que mais importam para elas”.
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Artifact surgiu como um app de curadoria de textos e notícias, mas não durou muito tempo (Imagem: Reprodução/Artifact)
Cofundador do Instagram e CEO do Arfitact, Systrom destaca o benefício que a inteligência artificial pode trazer com a aquisição: “a IA nos permitiu dar uma experiência melhor aos usuários, descobrindo bons conteúdos que importam para eles. O Yahoo reconhece essa oportunidade e não poderíamos estar mais animados para vermos o que vamos construir no Yahoo News”. Kevin Systrom e Mike Krieger vão atuar como conselheiros do Yahoo durante a transição da estrutura.
Começo e fim do Artifact
O Artifact foi lançado como um “TikTok de textos”: o algoritmo fazia uma curadoria de notícias, reportagens e colunas para criar um feed de acordo com os interesses de cada pessoa. Inicialmente, não deveria funcionar como uma rede social, mas aos poucos ganhou recursos para republicar conteúdos e seguir outras contas por lá.Mesmo com o apelo para a curadoria de conteúdo, a plataforma nunca alcançou tanto sucesso de público, com pouco mais de 100 mil downloads na Google Play Store. O fim do Artifact foi confirmado em janeiro de 2024, a alguns dias de completar um ano de existência. Na ocasião, alegaram que o produto era algo querido por um grupo de usuários, mas que “as oportunidades de mercado não eram grandes o suficiente para garantir o investimento contínuo” na plataforma.
O app tinha alguns recursos interessantes, como modo de leitura para as notícias, um marcador para indicar clickbait (títulos exagerados que forçam que a pessoa clique na matéria para descobrir o assunto) e uma IA que recriava as manchetes. É provável que o Yahoo incorpore algumas dessas ferramentas para ajudar na personalização do conteúdo.
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Fonte: Canal Tech