O X e o Bluesky lançaram nova área para priorizar a publicação de vídeos. As novidades vieram em resposta à suspensão do TikTok nos Estados Unidos, que durou algumas horas neste domingo (19) devido a uma lei que proibia o funcionamento da plataforma no país.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Alternativas ao TikTok: veja 5 apps para experimentar no seu celular
- O TikTok vai ser banido dos EUA? Entenda o que está em jogo
A nova área de se concentra em um ícone de play, localizado na barra inferior do aplicativo. Ao acessá-la, os usuários têm acesso a uma experiência similar ao TikTok e Instagram Reels, com vídeos em tela cheia. Para mudar o conteúdo, basta arrastar o dedo para cima ou para baixo.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
O novo menu da rede social de Musk, no entanto, está disponível apenas nos Estados Unidos neste primeiro momento.
No Bluesky, a novidade também foi anunciada através de um post na rede social na madrugada desta segunda-feira (20). “Nós também tivemos que entrar na ação dos vídeos. Como outros feeds, você também pode escolher fixar os vídeos não”, explicou a plataforma na publicação.
Ao contrário do X, o Bluesky lançou um feed opcional que destaca apenas as publicações de vídeos. Para transformar em uma aba e facilitar o acesso no app, os usuários precisam fixar a nova linha do tempo em suas contas.
No ex-Twitter, usuários receberam a novidade positivamente e celebraram a nova aba. “Isso é uma notícia maravilhosa”, diz uma publicação. “Ótimo upgrade, espero que chegue logo a usuários fora dos EUA”, relatou outra pessoa.
Já no Bluesky, os perfis tiveram reações mais críticas à nova aba, e realçaram a necessidade de recursos como edição e rascunhos de posts, por exemplo.
A nova aba de vídeos no Bluesky mostra vídeos em alta, assim como tópicos específicos de conteúdos (Imagem: Reprodução/Bluesky)
O que aconteceu com o TikTok?
No último domingo (19), o TikTok foi bloqueado nos EUA conforme previa a lei assinada em abril de 2024, que estabelecia o banimento da rede social no país caso a plataforma não fosse vendida.Porém, no mesmo dia, o TikTok voltou a funcionar após o presidente eleito, Donald Trump, prometer o adiamento da proibição do acesso ao app. O retorno foi anunciado pela companhia chinesa através de uma publicação no X.
“Em acordo com nossos provedores de serviço, o TikTok está no processo de restaurar o serviço. Agradecemos ao Presidente Trump por fornecer a clareza e garantia necessárias aos nossos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades ao disponibilizar o TikTok para mais de 170 milhões de americanos”, disse o TikTok na publicação.
Leia mais:
- 10 dicas para fazer o seu vídeo bombar e viralizar no TikTok
- Como deixar o TikTok mais seguro | 7 dicas
- Como fazer vídeos no TikTok | Guia Prático
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech