O Instagram implementou um mecanismo que obriga a exibição de anúncios por alguns segundos antes de ver outras publicações. Conhecido como “ad break”, o recurso foi reportado por algumas pessoas nos últimos dias depois de rolarem pela linha do tempo da rede social de fotos e vídeos da Meta.
- Como usar o Instagram | Guia Prático
- Como ocultar post recomendado e propaganda no Instagram
- O que é tráfego pago no Instagram?
“Intervalo comercial” no Instagram
As queixas surgiram tanto no X (ex-Twitter) quanto no Reddit. Em comum, os relatos apontam que, ao rolar pelo feed, um anúncio aparece na tela com uma pequena notificação flutuante, escrito “Intervalo comercial” (em tradução livre) e um contador que pode ser de três ou cinco segundos.Durante a contagem regressiva, as pessoas são impedidas de pular o anúncio, assim como acontece com a publicidade inicial ao assistir um vídeo do YouTube sem o Premium. Só após a conclusão do tempo estipulado que o Instagram permite a passagem para a publicação seguinte.
-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Pelo X, o entusiasta de tecnologia e fotógrafo Dan Levy chegou a compartilhar a captura de tela da descrição do “ad break”. Segundo a Meta, “os intervalos comerciais são uma nova maneira de ver anúncios no Instagram. Às vezes, você pode precisar visualizar um anúncio antes de continuar navegando.”
Contudo, ainda não está claro como o recurso está sendo implementado. Em testes realizados pelo Canaltech nesta segunda-feira (3), não foi possível acessar os intervalos comerciais na rede social. Da mesma forma, a maioria dos relatos mostra o aplicativo configurado em inglês, sugerindo que seria um experimento com foco em outros países.
Também não há informações sobre uma configuração para desativar o intervalo comercial no app, mesmo que com a contratação de um pacote como acontece com o YouTube Premium.
Procurado, a Meta disse que está "sempre experimentando novos produtos e soluções de anúncios", mas não explicou se a novidade já está disponível para todos e se é possível desativar o "ad break". Veja o posicionamento na íntegra:Holy moly! Meta seemingly is now forcing us to watch ads in our feeds on Instagram!
The app legit stopped me from scrolling past this ad which is just a bonkers move to me. pic.twitter.com/740EXjGyl2
— Dan Levy ✡ דניאל לוי (@TheDanLevy) June 1, 2024
"Estamos sempre experimentando novos produtos e soluções de anúncios que se alinham com a evolução das tendências de consumo e das necessidades dos negócios. Compartilharemos mais se houver qualquer nova atualização disponível para nossos produtos."
Intervalo comercial causa incômodo
Mesmo assim, já há pessoas incomodadas com a novidade. Pelo Reddit, uma pessoa chegou a comentar que essa seria “a gota d’água”. “Eu já aguentava a infinidade de anúncios espalhados por todo o aplicativo, mas impossível de pular? Sai fora”, disse o dono do perfil notthatogwiththename.No mesmo tópico, outras pessoas ressaltaram o incômodo. “Os intervalos comerciais me irritam. Acabei de fechar o aplicativo instantaneamente depois de ver um e tratá-lo como um sinal para parar de rolar [o feed]”, disse HTM.
“Uau, acabei de ter meu primeiro também e estou encantado. Não estou surpreso, mas estou porque é uma maneira muito ruim de controlar o usuário e forçar um anúncio. Isso vai irritar muita gente”, relatou Forest-Automatic.
Atualizado às 14h52 com o posicionamento da Meta.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Trailer de Venom 3 mata cena pós-crédito de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
- iPhone 16 Pro terá tela com bordas mais finas do mundo, diz rumor
- X/Twitter libera conteúdo adulto e vira concorrente do OnlyFans
- 1º hospital conduzido por IA poderá atender pacientes humanos na China
- Homem de Ferro ganha armadura que é uma carta de amor ao sci-fi retrô
- Sem hardware e com IA | O que esperar da Apple na WWDC 2024?
Fonte: Canal Tech