
A Meta anunciou mudanças no reprodutor de vídeos do Facebook, que ganha um feed vertical em tela cheia nos moldes do TikTok para todas as publicações no formato. A nova interface vai abrigar lives, vídeos do Reels e outros conteúdos mais longos.
- Facebook quer que você volte a cutucar os amigos na rede
- Instagram testa função Blend com feed do Reels para 2 pessoas

Todos os vídeos são exibidos na vertical, mas há a opção de vê-los em tela cheia (Imagem: Divulgação/Meta)
O novo feed unificado também recebeu novos comandos para controlar a experiência. Ao abrir um vídeo originalmente na vertical, há um botão para reproduzi-lo em tela cheia e na horizontal, uma barra deslizante para avançar rapidamente e botões na tela para adiantar ou retroceder 10 segundos de reprodução — a maioria deles já existe no rival chinês.
-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

App do Facebook também ganhou novos comandos de reprodução (Imagem: Divulgação/Meta)
Inicialmente, a novidade está disponível no app do Facebook para Android e iOS apenas nos Estados Unidos e no Canadá, mas o lançamento global está previsto para ocorrer nos próximos meses. A Meta ainda informa que vai trazer recomendações de vídeos mais relevantes, de acordo com os interesses de cada pessoa e sem depender da duração de cada conteúdo.
A era dos vídeos na vertical
Depois da onda dos Stories há alguns anos, o feed vertical de vídeos (também chamado de feed infinito) é a grande tendência para redes sociais e aplicativos de streaming. O TikTok introduziu a moda, que inicialmente foi seguida apenas no segmento dos vídeos curtos, com Kwai, YouTube Shorts e Reels. Agora, parece que cada plataforma quer surfar na onda para reter os usuários.A mudança do Facebook é um sinal claro disso, mas a Meta não é a única: o X (antigo Twitter) já possui algo parecido, o LinkedIn testa um feed nos mesmos moldes para os vídeos no app e até a Twitch quis entrar na brincadeira. No caso dos streamings musicais, Spotify, SoundCloud e YouTube Music já adotaram interface parecida para mostrar clipes e recomendações de músicas em dispositivos móveis. E, por enquanto, a moda parece não ter data para acabar.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- WhatsApp caiu? App tem instabilidade nesta quarta-feira (3)
- Rede do Google que encontra celular desligado começa a operar
- Discord quebra recorde de views do YouTube sem querer com piada de 1º de abril
- Eclipse solar total vai transformar o Sol em lente gravitacional
- Amazon vai acabar com Just Walk Out após polêmica com indianos
- Proteínas dos tardígrados dão "superpoderes" para células humanas
Fonte: Canal Tech