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Facebook lidera verba de publicidade de candidatos nas Eleições

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O Facebook foi a empresa que mais faturou com verba de publicidade de candidatos durante o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024. A rede social recebeu pouco mais de R$ 94,5 milhões em pagamentos de anúncios e liderou o ranking de fornecedores durante o pleito, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A plataforma da Meta já tinha liderado em faturamento durante as Eleições de 2022, que elegeram presidentes, senadores, governadores e deputados, mas pela primeira vez atingiu o topo do ranking nos votos municipais. Em 2020, a empresa teve a segunda maior verba, com pouco mais de R$ 35,5 milhões — um crescimento de cerca de 166% entre um pleito e outro.
O movimento consolida o Facebook como um dos principais espaços digitais para a propaganda política. Muitos candidatos já concentram esforços de campanha nas redes sociais (o que também inclui o Instagram) de forma orgânica e podem usar os posts patrocinados para alcançarem um público ainda maior.
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Além disso, as ferramentas de segmentação de anúncios do Facebook são importantes nos pleitos municipais, já que permitem disparar conteúdos que cheguem somente às pessoas que moram em determinada cidade.
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Facebook foi a empresa que mais recebeu pagamentos de candidatos em 2024 (Imagem: Ricardo Syozi/Canaltech)

Quem mais gastou com o Facebook nas Eleições​

O portal Divulgação de Candidaturas e Contas do TSE informa que 16.026 candidatos fizeram algum pagamento ao Facebook até o 1º turno das Eleições, realizado no último domingo (6).
Candidato a prefeito em São Paulo (SP), Guilherme Boulos (PSOL) foi quem mais pagou à plataforma, com gasto de pouco mais de R$ 6 milhões. Em seguida estão José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT), ambos candidatos em Fortaleza (CE), com despesas de R$ 4,9 milhões e R$ 3,5 milhões, respectivamente. O restante do top 5 é composto por candidatos à prefeitura da capital paulista.
Os 10 candidatos que mais gastaram com o Facebook na campanha são:
  1. Guilherme Boulos (PSOL) - São Paulo (SP): R$ 6.073.000,00
  2. José Sarto (PDT) - Fortaleza (CE): R$ 4.930.000,00
  3. Evandro Leitão (PT) - Fortaleza (CE): R$ 3.570.000,00
  4. Pablo Marçal (PRTB) - São Paulo (SP): R$ 2.309.012,85
  5. Ricardo Nunes (MDB) - São Paulo (SP): R$ 1.289.425,00
  6. Rubinho Nunes (UNIÃO) - São Paulo (SP): R$ 1.200.331,23
  7. Bruno Engler (PL) - Belo Horizonte (BH): R$ 1.167.000,00
  8. Eduardo Paes (PSD) - Rio de Janeiro (RJ): R$ 1.020.000,00
  9. Alex Manente (Cidadania) - São Bernardo do Campo (SP): R$ 628.000,00
  10. Nicolaci (PL) - Guarujá (SP): R$ 546.699,00
Ao todo, a empresa da Meta recebeu R$ 94.543.591,29 em pagamentos. A maior transferência individual foi feita no valor de R$ 3.980.908,41 no dia 2 de outubro por Guilherme Boulos, enquanto a menor transferência foi de R$ 0,01 (um centavo de real), feita por cinco candidatos diferentes no país.
Vale destacar que a Meta suspendeu os anúncios políticos nos dois últimos dias que antecederam as Eleições como forma de cumprir com as regras do TSE.
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Google não exibiu anúncios em 2024​

O ranking de fornecedores contou com o desfalque do Google, que já havia confirmado a restrição de anúncios políticos em suas plataformas para 2024. Nas edições anteriores, a Gigante das Buscas foi uma das empresas com maior faturamento ao lado da rede social da Meta.
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Fonte: Canal Tech
 
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