
O site Meu Imposto de Renda, desenvolvido pela Receita Federal, passa por instabilidades na manhã desta terça-feira (1º). Usuários não conseguem acessar a plataforma com a declaração pré-preenchida e mencionam uma mensagem de erro com “Código 2025-01”.
- IRPF 2025: qual é a diferença entre declarar pelo programa do IR e pelo site?
- 5 erros que podem levar à malha fina no IRPF 2025
A página Downdetector, que monitora problemas em serviços digitais, já registra um pico de mais de 140 reclamações sobre o site da Receita Federal por volta das 10h de hoje (horário de Brasília).
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
O interesse em buscas pelo código 2025-01 no Google aumentou nas últimas horas, segundo o Google Trends, que mostra as tendências do buscador. Algumas pessoas também mencionam o problema na rede social X.
De acordo com os usuários impactados pelo problema, o site para enviar a declaração mostra a mensagem “Não foi possível completar a operação! É necessário atualizar a lista de declarações para executar novas ações. [Código 2025-01]”.
O Canaltech fez alguns testes e notou muita lentidão para carregar a página — em alguns casos, o site até informa que não conseguiu se conectar com a internet, mesmo com uma conexão estável.

Site do Imposto de Renda mostra mensagem sobre problemas com a conexão mesmo com acesso estável à internet(Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
Receita Federal ainda não comentou o caso
O CT entrou em contato com a Receita Federal em busca de um posicionamento, mas ainda não teve resposta. Por enquanto, a melhor solução é aguardar algumas horas e tentar acessar o Meu Imposto de Renda mais tarde para enviar a declaração.Leia também:
- O que é declaração pré-preenchida no IRPF 2025? Tire as suas dúvidas
- Como declarar o Imposto de Renda de 2025? Saiba como baixar o app e preencher
- Quem pode ser incluído como dependente no IRPF 2025? Tire suas dúvidas
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech