What's new

Como fazer um portfólio de projetos

i892155.jpeg

Fazer um portfólio de projetos é uma maneira de destacar suas habilidades e conquistas profissionais, seja para potenciais clientes ou empregadores. Ao apresentar seus projetos de forma organizada e visualmente atraente, você valoriza o seu trabalho e pode atrair novas oportunidades.
  • Como fazer um portfólio | 10 sites e aplicativos
  • Como fazer um portfólio acadêmico | Guia Prático
O portfólio de projetos é recomendado para profissionais de diferentes áreas, como designers gráficos, web designers, arquitetos, designers de produtos, programadores, acadêmicos, engenheiros de software, ilustradores e artistas visuais.

Como fazer um portfólio de projetos​

Para fazer um portfólio de projetos bem estruturado, siga os seguintes passos:
-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
  1. Defina o propósito do seu portfólio;
  2. Escolha uma plataforma de apresentação (físico ou digital);
  3. Elabore uma proposta de design atraente;
  4. Estruture uma boa divisão de seções;
  5. Selecione os seus melhores projetos;
  6. Insira descrições e resultados de cada projeto;
  7. Inclua suas informações pessoais e de contato;
  8. Revise o conteúdo com atenção.
    Defina o propósito do seu portfólio e selecione os seus melhores projetos de acordo com esse objetivo (Imagem: Rawpixel.com/Freepik)

    Defina o propósito do seu portfólio e selecione os seus melhores projetos de acordo com esse objetivo (Imagem: Rawpixel.com/Freepik)
Conheça abaixo ferramentas e dicas para elaborar um portfólio de projetos atraente e bem estruturado.

4 sites e apps para criar um portfólio de projetos​

Existem várias ferramentas e aplicativos que você pode usar para elaborar um portfólio de projetos, seja para impressão física ou distribuição online. A escolha da melhor ferramenta dependerá do seu objetivo, do tipo de projeto e das suas preferências de design. Conheça algumas opções:

1. Canva​

O aplicativo oferece templates prontos de portfólio para diferentes áreas de atuação, com facilidade para impressão ou distribuição online.

2. Google Sites​

Plataforma gratuita para criar sites com modelos prontos, sem necessidade de conhecimento em programação e que conta com a integração com outros produtos do Google.

3. Adobe Portfolio​

Ideal para designers e artistas que usam outros produtos da Adobe, a solução oferece templates personalizáveis e integração com a rede social de descoberta profissional Behance.

4. Wix​

Plataforma fácil de usar para criar sites completos, incluindo portfólios de projetos. O serviço conta com vários modelos prontos e opções de personalização. Há planos pagos para quem deseja remover anúncios e ter um domínio próprio.
  • Preço: Gratuito, com opções pagas para recursos adicionais
  • Acesso em: wix.com

8 dicas para fazer um portfólio de projetos​

Para elaborar um bom portfólio de projetos e chamar a atenção de potenciais clientes e empregadores, siga estas dicas:

1. Selecione seus melhores projetos​

Escolha cuidadosamente os projetos mais representativos e de melhor qualidade para incluir no seu portfólio. Priorize trabalhos relevantes para a área em que deseja se destacar e evite sobrecarregar o portfólio com excesso de trabalhos — é melhor ter poucos projetos de alta qualidade.

2. Aplique um design profissional​

Opte por um layout visualmente atraente, com cores harmoniosas, alinhamento consistente e fontes legíveis. Evite designs complexos que possam distrair ou prejudicar a apresentação do seu trabalho.
Prefira um visual limpo e de fácil leitura para alcançar um design profissional no seu portfólio (Imagem: Anete Lūsiņa/Unsplash)

Prefira um visual limpo e de fácil leitura para alcançar um design profissional no seu portfólio (Imagem: Anete Lūsiņa/Unsplash)

3. Destaque suas habilidades e experiências​

Inclua uma seção sobre você que descreva suas habilidades, experiências e interesses profissionais. Isso ajuda os clientes e empregadores a entenderem quem você é como profissional e o que você pode oferecer.

4. Forneça descrições dos projetos​

Cada projeto destacado no seu portfólio deve ser acompanhado por uma breve descrição. Explique o contexto do projeto, os objetivos almejados e os resultados obtidos para oferecer uma visão clara das suas capacidades e conquistas.

5. Inclua informações de contato​

Não se esqueça de incluir informações de contato em um local visível e facilmente acessível. Certifique-se de fornecer meios claros para que potenciais clientes ou empregadores entrem em contato com você caso estejam interessados no seu trabalho.

6. Organize os projetos de forma lógica​

Organize seu portfólio de forma lógica e coesa. Agrupe projetos semelhantes ou relacionados em seções distintas para facilitar a navegação e a leitura do material.

7. Revise e atualize regularmente​

Mantenha seu portfólio atualizado com seus projetos mais recentes e revise o conteúdo regularmente para garantir precisão e relevância.

8. Peça feedback de colegas ou profissionais​

Antes de finalizar seu portfólio, peça feedback a colegas de trabalho ou profissionais da área. Opiniões externas podem fornecer insights valiosos sobre como melhorar a apresentação e a eficácia do seu portfólio.
Veja também quais são os tipos de portfólio e os pontos positivos e negativos de cada um.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom