What's new

Após vitória de Trump, famosos e jornais abandonam o X de Elon Musk; veja quais

i652119.jpeg

O X (antigo Twitter) na “era Elon Musk” é repleto de polêmicas e mudanças controversas que deixaram uma parte da comunidade insatisfeita — a mudança do próprio nome da rede e o novo sistema de contas bloqueadas são exemplos. Agora, o cenário atual da rede também resulta no abandono de muitas contas famosas, incluindo personalidades de Hollywood e veículos de imprensa.
A debandada recente foi impulsionada pelo resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos e o anúncio de que Elon Musk fará parte do governo de Donald Trump, mas alguns perfis também pontuam a desinformação e os conteúdos nocivos como motivo para a saída. Uma virada de chave significativa para uma rede que já teve fama de ser uma “praça pública digital” para interação entre famosos.
O Canaltech listou algumas contas populares que deixaram a plataforma, com destaque para saídas que ocorreram nas últimas semanas:
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

1. The Guardian​

Com mais de 200 anos de existência, o tradicional jornal inglês The Guardian anunciou na última quarta-feira (13) que vai deixar de postar novos conteúdos no X. Em nota, o veículo alegou que os pontos positivos de usar a rede foram superados pelos negativos e mencionou o “conteúdo perturbador promovido ou encontrado na plataforma”.
Segundo a empresa, as eleições estadunidenses foram um sinal de que “o X é uma plataforma de mídia tóxica e seu dono Elon Musk foi capaz de usar sua influência para moldar o discurso político”. O Guardian possui mais de 80 contas oficiais na rede e o perfil principal tem mais de 10 milhões de seguidores.
i955275.png

Conta oficial do The Guardian informa que foi arquivada (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

2. Jamie Lee Curtis​

A atriz Jamie Lee Curtis, vencedora do Oscar e conhecida por seu trabalho na franquia Halloween, também comunicou sua saída no X nesta semana.
Ela desativou a conta na rede social e colocou um print da ação no Instagram com a legenda “Deus, me dê a serenidade de aceitar as coisas que não posso mudar. Coragem para mudar as coisas que posso. E sabedoria para saber a diferença”. O perfil tinha pouco mais de 700 mil seguidores, de acordo com o site Social Blade.
i955281.png

Atriz desativou a conta e compartilhou resultado no Instagram (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

3. La Vanguardia​

O jornal espanhol La Vanguardia, com sede em Barcelona, Espanha, anunciou o fim das atividades oficiais no X nesta quinta-feira (14). O veículo chamou a plataforma de “rede de desinformação” e alega que muitos conteúdos de ódio e desinformação viralizam no antigo Twitter.
O perfil com 1,3 milhão de seguidores não será removido, mas deixará de postar novas atualizações. Por outro lado, o jornal afirmou que os jornalistas da empresa poderão continuar na rede.
i955287.png

Jornal espanhol criticou o excesso de desinformação e discurso de ódio na rede (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

4. Berlinale​

Festival Internacional de Cinema de Berlim, Alemanha, o Berlinale afirmou que vai deixar o X no dia 31 de dezembro deste ano. Sem explicar os motivos, a conta oficial do evento apenas reforçou a presença em outras redes sociais.
O festival existe desde 1951 e é um dos principais eventos do circuito cinematográfico, ao lado de nomes como Cannes e Sundance. O perfil na rede tem mais de 130 mil seguidores.
i955289.png

Festival vai deixar de postar no X em 2025 (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

5. FC. St Pauli​

O clube de futebol St. Pauli, que disputa a primeira divisão do campeonato alemão e é conhecido pelo engajamento com causas sociais, anunciou o fim das atividades no X nesta quinta-feira (14). O comunicado oficial da instituição diz que a saída ocorre porque “o dono Elon Musk transformou a sala de debates em um amplificador de ódio que também pode influenciar a campanha eleitoral federal”.
Além de parar com as atividades na conta oficial, com mais de 250 mil seguidores, o clube anunciou a migração para o concorrente Bluesky e incentivou torcedores a fazerem o mesmo.

6. Jim Carrey​

O ator e comediante Jim Carrey, conhecido por papeis em Ace Ventura, O Máskara e O Show de Truman - O Show da Vida, desativou seu perfil em 2022, pouco tempo após a aquisição da empresa por Elon Musk.
A lista, então, fica assim:
  1. The Guardian (jornal inglês)
  2. Jamie Lee curtis (atriz)
  3. La Vanguardia (jornal espanhol)
  4. Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim)
  5. St. Pauli (clube de futebol alemão)
  6. Jim Carrey (ator e comediante)
Leia também:
VÍDEO: PROJETO QUE ESCANEIA ÍRIS DA POPULAÇÃO MUNIDAL CHEGA AO BRASIL! | CTNews
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom