O Bluesky não vai usar as publicações de usuários para treinar modelos de inteligência artificial. O compromisso foi firmado pelos desenvolvedores da rede social na semana passada frente à alteração na política de privacidade do X, de Elon Musk.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Liderança feminina é motivo de priorizar moderação na Bluesky, diz diretora
- Após vitória de Trump, famosos e jornais abandonam o X de Elon Musk; veja quais
Segundo os desenvolvedores, as publicações feitas no Bluesky não são usadas para treinamento de modelos de IA. Também não há pretensão de alterar essa política no futuro.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
“Vários artistas e criadores fizeram sua casa no Bluesky, e ouvimos suas preocupações com outras plataformas treinando com seus dados. Não usamos nenhum de seus conteúdos para treinar IA generativa, e não temos intenção de fazer isso”, diz o comunicado.
A companhia ainda destaca que utiliza IA internamente para auxiliar na moderação de conteúdos e no algoritmo do feed. “Nenhuma dessas IAs generativas são treinadas com base nos conteúdos do usuários”, conclui o Bluesky.
X libera treinamento de IA com posts de usuários
A decisão do Bluesky oferece um contraponto ao X, que atualizou a política de privacidade para permitir o treinamento de algoritmos com conteúdos publicados na rede social sem o pagamento de royalties, além de fornecer dados para terceiros com finalidades parecidas.Diante da decisão da rede social de Elon Musk, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) chegou a informar que convocaria a empresa para prestar esclarecimentos sobre as novas regras.
“Acerca do recente anúncio de alteração dos termos de uso, a fiscalização convocará a empresa para prestar esclarecimentos especificamente quanto aos impactos da alteração na proteção dos dados pessoais dos usuários da plataforma”, disse a ANPD em outubro. “Caso seja percebido risco de grave dano à proteção de dados ou à privacidade dos titulares, outras medidas poderão ser tomadas.”
Confira outras matérias do Canaltech:
- O que a música clássica faz com o cérebro, segundo a ciência
- Como a regulamentação muda o mercado de apostas online no Brasil
- Novo celular poderoso da Xiaomi tem câmera vazada; veja como seria por dentro
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech