What's new

TikTokers processam os EUA para evitar o banimento do app no país

i885707.png

A briga entre os Estados Unidos e o TikTok acaba de ganhar novos participantes, pois um grupo de oito TikTokers (criadores que produzem conteúdo na plataforma chinesa) entrou com um processo contra o governo estadunidense. O intuito da ação é tentar impedir a lei sancionada em abril pelo presidente Joe Biden e, consequentemente, evitar o banimento da rede social no país — as informações são do jornal The Washington Post.

Criadores dependem da plataforma​

Após a decisão dos EUA que obriga a ByteDance (dona do TikTok) a vender a operação do aplicativo no país para uma empresa norte-americana em até nove meses, a gigante chinesa se encontra em uma decisão complicada. No entanto, a própria companhia entrou com uma ação no início de maio para impedir o banimento, mas está claro que ela não está sozinha.
O grupo de oito criadores de conteúdo abriu o processo tendo como principal argumento que a lei sancionada viola os direitos da Primeira Emenda da Constituição do país. Segundo o documento, a lei “proíbe todo um meio de comunicação e todo o discurso comunicado através desse meio, ainda que a grande maioria desse discurso esteja protegida”.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-
O documento foi movido pelo Tribunal de Apelações dos EUA em Washington, D.C., e seus autores esperam impedir que o TikTok seja banido, já que isso pode fazer com que a ByteDance simplesmente feche a plataforma no país. Como os TikTokers dependem da rede social de vídeos para gerar receita, essa situação pode significar perdas financeiras significativas para muitos deles.
tiktok

Os TikTokers não querem perder a plataforma (Imagem: Reprodução/Freepik)

EUA ainda é o principal centro do TikTok​

É importante destacar que os Estados Unidos é o país com a maior quantidade de usuários do TikTok. Segundo o serviço de estatísticas Statista, há mais de 150 milhões de pessoas ativas na rede social na região. Já o Brasil está na terceira posição com 99 milhões, atrás da Indonésia que tem cerca de 126 milhões de usuários. Vale lembrar que na China a população utiliza outra versão do TikTok, o Douyin, com alcance de mais de 750 milhões de pessoas.
Agora só resta aguardar pelos próximos capítulos para ver se o TikTok realmente será expulso dos EUA.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom