
No Web Summit Rio, que acontece nesta segunda-feira (28), Gabriela Comazzetto, Head de Global Business Solutions do TikTok, apresentou alguns dados da plataforma — que já soma mais de um bilhão de usuários ativos — e anunciou uma novidade para o mercado brasileiro, o Search Ads. A seguir, entenda como o novo recurso deve funcionar.
- Como viralizar no TikTok? Executiva da rede social dá dicas no Web Summit Rio
- Web Summit confirma novas edições no Rio de Janeiro até 2030
O TikTok como ferramenta de busca
Atualmente, o TikTok soma mais de um bilhão de usuários ativos globalmente, e toda essa base consome conteúdos na plataforma por pelo menos uma hora e meia todos os dias. A plataforma, inclusive, tem crescido enquanto ferramenta de busca, com 40% dos usuários norte-americanos utilizando-a com esse propósito — e, em alguns casos, como fonte de busca primária, destaca Gabriela.“Hoje, o TikTok é a principal plataforma de descoberta de conteúdos, produtos e serviços”, destaca a executiva. Ainda segundo dados divulgados por ela, 78% dos usuários da plataforma utilizam a frase “eu vi no TikTok” como algo comum no dia a dia. Além disso, 81% afirma que descobrem novos tópicos através do app.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Gabriela também destaca que a entrega oferecida pela plataforma para as buscas que são feitas no app são diferentes, principalmente porque o TikTok é uma plataforma de entretenimento. “O resultado vem em um vídeo curto super intuitivo e que ensina ou resolve o que a gente está buscando”, explica a executiva. “A busca é autêntica, divertida e concisa, porque estamos falando de um vídeo curto de 30 segundos, um minuto, que resolve o que você estava buscando”, conclui.
Search Ads: o que é e como vai funcionar?
Durante a apresentação, Gabriela também anunciou a implementação do Search Ads no mercado brasilero. O novo recurso vai de encontro com os dados divulgados por ela sobre o comportamento do usuário, passando a permitir que marcas comprem palavras-chaves na plataforma.De maneira geral, a novidade vai permitir que as marcas comprem termos de busca para que seus produtos ou serviços apareçam em destaque assim que usuários fizerem a pesquisa pela palavra-chave em questão na plataforma.
“Vamos abrir a oportunidade para o mercado poder comprar a palavra chave e ter o seu vídeo como resultado na tela de busca da comunidade”, comunicou a executiva. “Essa descoberta no TikTok traz uma oportunidade para as marcas, para os criadores e para a comunidade como um todo”, finalizou.
Veja mais do Canaltech:
- Como a IA afeta o nosso cérebro? Neurocientista explica
- "Chromecast é ressuscitado" após Google abandonar a linha de dongles para TV
- CPUs Intel Panther Lake terão novos núcleos Darkmont e Cougar Cove
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech