What's new

TikTok amplia identificação de fotos e vídeos criados por IA na rede social

i837185.jpeg

O TikTok anunciou que expandiu a rotulação automática de conteúdos gerados por inteligência artificial na plataforma. A empresa fez uma parceria com o projeto sem fins-lucrativos Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA) e implementou a tecnologia de “credenciais de conteúdo” para expandir sua capacidade de identificar produções feitas por IA, que começa a valer a partir de hoje (9).

Tecnologia para apontar conteúdo de IA​

Segundo o TikTok, o intuito da novidade é impedir confusões ou qualquer tentativa de enganar quem consome vídeos da plataforma. A tecnologia usada pelo aplicativo é chamada de “Content Credentials” (credenciais de conteúdo, em tradução livre) e anexa metadados a vídeos e fotos que ajudam no reconhecimento e na marcação instantânea de sua origem caso seja por IA.
O recurso começa a ser implementado no dia 9 de maio e deve chegar para todos nas próximas semanas. Além disso, o TikTok afirma que qualquer pessoa pode utilizar a ferramenta e saber quando, como e onde a obra foi criada ou editada.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-
IA

Se foi uma IA quem gerou o conteúdo, o TikTok vai avisar (Imagem: Andrea De Santis/Unsplash)

TikTok promove alfabetização midiática​

Fora a rotulação de conteúdos gerados por IA na plataforma, o TikTok anunciou a criação de campanhas de alfabetização na mídia para auxiliar no pensamento crítico contra a desinformação.
A empresa trabalhou ao lado do programa MediaWise do Poynter Institute para atualizar a página de seu Centro de Segurança visando explicar melhor como as ferramentas do aplicativo funcionam.
Uma campanha para aumentar a conscientização sobre conteúdos potencialmente enganosos gerados por inteligência artificial e a necessidade de sua identificação também foi preparada em parceria com a WITNESS — organização que capacita e auxilia pessoas a lutarem por direitos humanos com o uso de vídeos.
Vale lembrar que o TikTok planeja anúncios com influenciadores gerados por IA e um novo recurso que pode clonar a voz de uma pessoa com o uso da tecnologia.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom