What's new

Taylor Swift se pronuncia sobre deepfakes que usam sua imagem

i838245.jpeg

A cantora Taylor Swift se pronunciou sobre o uso indevido de sua imagem em deepfakes gerados por inteligência artificial após imagens falsas mostrando apoio à candidatura de Donald Trump serem compartilhadas nas redes sociais. O comentário foi feito na noite dessa última terça-feira (10), em um post no Instagram, logo após o debate presidencial dos Estados Unidos.
No post, Swift escreveu: “Recentemente fui informada de que uma IA de 'mim' falsamente apoiando a candidatura de Donald Trump foi postada em seu site. Isso trouxe à tona meus medos sobre IA e os perigos de espalhar desinformação. Cheguei à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora. A maneira mais simples de combater a desinformação é com a verdade”.
Ver essa foto no Instagram
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Imagens falsas de Taylor Swift​

O incidente começou quando Donald Trump publicou em sua plataforma Truth Social que havia aceitado o apoio de Taylor Swift à sua candidatura. O republicano compartilhou imagens manipuladas por IA que mostravam Swift e seus fãs, conhecidos como "Swifties", aparentemente apoiando o ex-presidente.
Uma dessas imagens apresentava Swift como a figura do Tio Sam junto com o texto “Taylor quer que você vote em Donald Trump”. Ao compartilhar essa imagem, Trump acrescentou a legenda “Eu aceito”.

Histórico de deepfakes com Taylor Swift​

Essa não foi a primeira vez que a cantora enfrentou o uso indevido de sua imagem através de deepfakes. Em janeiro deste ano, várias imagens artificiais que mostravam Swift de maneira íntima foram divulgadas em redes sociais como X, Reddit e Facebook.
Na ocasião, fãs da cantora se mobilizaram para denunciar os responsáveis, o que resultou na remoção de diversas contas e conteúdos dessas plataformas.
O uso de IA para criar deepfakes tem levantado preocupações sobre a disseminação de desinformação, especialmente quando figuras públicas são envolvidas. Apesar das tentativas de moderação nas redes sociais, Swift continua a ser alvo dessas manipulações. Com seu pronunciamento, a cantora ressaltou a importância de combater esse tipo de desinformação com a verdade.
Leia mais notícias sobre deepfakes:
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom