What's new

Safari vai remover distrações de páginas da web com “estalo do Thanos”

i750576.jpeg

O Safari introduziu o novo recurso “Distraction Control” (“Controle de distração”, em tradução livre) na versão Beta do navegador para iOS, iPadOS e macOS. A ferramenta permite remover diversos elementos de uma página da web e cria um efeito parecido com o estalo do Thanos, da franquia Vingadores, para excluí-los durante a navegação.
A novidade foi liberada no Beta 5 do iOS 18, do iPadOS 18 e do macOS Sequoia. Os elementos que podem ser apagados incluem avisos de cookies, vídeos em reprodução automática, janelas de cadastro e notificações de newsletters, entre outras opções.
Para usar o recurso, é necessário abrir o menu e selecionar a opção “Esconder itens que distraem” (em tradução livre). Em seguida, o Safari destaca todos os componentes que podem ser removidos e faz um efeito que "dissolve" o conteúdo, como na popular cena do vilão Thanos.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Veja o exemplo abaixo:
I love the new Thanos snap animation in iOS 18 that lets you temporarily remove annoying ads on webpages 🫰 pic.twitter.com/24UhKxExoy
— Tom Warren (@tomwarren) August 6, 2024

Não é bloqueador de anúncios​

A ferramenta até pode ser usada para remover um anúncio da página, mas não funciona como um adblocker. O site Macrumors informa que o Distraction Control foi desenvolvido para ocultar itens estáticos nas páginas, como os banners, mas não para remover propagandas e elementos que mudam com frequência.
O próprio navegador informa que esconder os itens “não remove anúncios permanentemente”, então o usuário poderá vê-los ao atualizar o site, por exemplo.

Ainda em testes​

A novidade está disponível apenas nas versões Beta 5 do iOS 18, do iPadOS 18 e do macOS Sequoia, liberadas na última segunda-feira (5). Qualquer perfil com conta de desenvolvedor pode baixar a atualização gratuitamente, mas vale lembrar que se trata de uma versão de testes, suscetível a bugs.
Além disso, é importante pontuar que os recursos do Apple Intelligence devem chegar aos aparelhos compatíveis a partir da versão 18.1 do iOS. Ainda não há confirmação se o recurso funciona em outros idiomas além do inglês.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom