What's new

O que é e como funciona o Pinterest

i961815.jpeg

O Pinterest é uma rede social que funciona como um grande mural para salvar ideias criativas. A plataforma é muito usada por quem busca referências para projetos pessoais e querem ver o que outros usuários compartilharam sobre o mesmo tema.
A plataforma foi criada em 2009 por Ben Silberman, conta com mais de 500 milhões de usuários ativos mensais e opera como um espaço para encontrar inspirações sobre moda, decoração, culinária, beleza, “faça você mesmo” e outros temas. A seguir, o Canaltech explica:
  • O que é Pinterest e o que significa;
  • Como criar conta na plataforma;
  • Como o Pinterest funciona;
  • Como ganhar dinheiro no app.

O que é Pinterest e o que significa​

O nome Pinterest é a junção das palavras “Pin” (“alfinete”, em tradução livre) e “Interest” (“interesse”), o que já diz muito sobre o funcionamento da plataforma. A rede social é usada para buscas visuais e permite que cada pessoa organize uma espécie de mural com suas inspirações favoritas, como se estivesse pregando notas e imagens em um quadro.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
A plataforma possui uma versão para navegadores e também pode ser acessada via aplicativo para Android, iOS e Windows.

Como criar conta no Pinterest​

O Pinterest é gratuito e permite criar uma conta rapidamente. Veja o passo a passo:
  1. Abra o Pinterest (Web | Android | iOS);
  2. Escolha uma forma de login;
  3. Crie uma senha;
  4. Preencha com nome, data de nascimento e gênero;
  5. Escolha alguns dos seus interesses principais para organizar o feed;
  6. Salve os primeiros pins;
  7. Acesse o feed principal.

    i961807.png

    Crie uma conta no Pinterest e escolha interesses favoritos (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Como funciona o Pinterest​

O objetivo principal do Pinterest é coletar inspirações e juntá-las no mesmo espaço — nem todo conteúdo publicado por lá é autoral, mas as pessoas podem usar fotos, links e vídeos como referências para trabalhos futuros. Para isso, vale a pena entender alguns dos principais recursos da plataforma, como Pins, Pastas e Colagens.

Página inicial​

A página inicial do Pinterest conta com um feed que traz várias sugestões com base em seus interesses. Além disso, ao criar novas pastas na plataforma, é possível acessar feeds personalizados com dicas e recomendações para cada um dos temas escolhidos.

Pins​

Os Pins permitem salvar imagens, vídeos e link no perfil, assim como os alfinetes responsáveis por fixar imagens em um quadro. Portanto, toda vez que você se deparar com um conteúdo interessante na plataforma, basta “pinnar” a imagem para não perdê-la.

Pastas​

As pastas são a forma de organizar todos os Pins salvos na plataforma: você pode guardá-los em uma pasta geral ou criar espaços temáticos para cada projeto, como uma aba para inspirações de maquiagem, outra com dicas de decoração, e por aí vai.

Colagens​

A colagem é um recurso para criar um único Pin personalizado com imagens e trechos de outras publicações no app. É possível selecionar um objeto, remover o fundo e adicioná-lo na colagem, além de editar a imagem com fotos, textos e adesivos.
i961809.png

Colagens usam objetos selecionados de outros Pins (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Mensagens​

Assim como outras redes sociais, o Pinterest também tem uma aba de mensagens diretas para interagir com outros perfis e trocar ideias na plataforma.

Como ganhar dinheiro no Pinterest​

Quem possui uma loja online pode criar um perfil comercial no Pinterest e anunciar produtos na própria plataforma. A rede permite vincular o catálogo de produtos e participar de um programa de lojas verificadas para garantir mais segurança.
Leia também:
VÍDEO: KINDLE COLORIDO VALE A PENA? | Curiosidades
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom