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Mozilla e Meta querem manter anúncios relevantes sem violar privacidade na web

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A Mozilla e a Meta desenvolvem uma solução para mostrar anúncios relevantes aos usuários enquanto garantem a privacidade de cada indivíduo na web. A API chamada “Atribuição com Respeito à Privacidade” começou a ser testada na versão 128 do Firefox e pretende dar mais poder aos navegadores na proteção dos dados.
O Chefe de Tecnologia da Mozilla, Bobby Holley, explicou o projeto em post no Reddit. Segundo Holley, a desenvolvedora não foi clara o suficiente para explicar o mecanismo durante o lançamento e por isso trouxe mais detalhes sobre o projeto, incluindo a parceria com a criadora do Facebook.

O que é a Atribuição com Respeito à Privacidade​

O novo sistema, também conhecido como DAP/Prio, muda o processo de atribuição, ou seja, a forma em que os sites descobrem a quantidade de pessoas que viram um anúncio, acessaram a página e realizaram alguma ação por lá, como comprar um produto.
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Atualmente, isso costuma ser feito a partir de rastreadores e gera um risco para a privacidade dos usuários, já que coletam uma série de dados sobre a atividade online de cada indivíduo.
A solução desenvolvida pela Mozilla quer deixar o navegador no controle da situação. Nesse caso, o site pede para o Firefox memorizar anúncios e o browser cria uma “impressão” (uma pequena quantidade de dados sobre a propaganda, incluindo o site usado) do ocorrido.
Depois, a página pode pedir para o Firefox gerar um relatório com base nos anúncios mais eficazes, mas o resultado é criptografado e enviado anonimamente com o Protocolo de Agregação Distribuída (DAP) a um serviço agregador. Dessa forma, o serviço combina vários relatórios similares sobre o mesmo tema para informar o desempenho de um anúncio, mas protege a privacidade de cada pessoa.
De acordo com o CTO da Mozilla, a novidade foca em métricas, como o número agregado de impressões e conversões, no lugar da segmentação por usuário.
A desenvolvedora começou a testar um protótipo do recurso na versão 128 do Firefox, compatível apenas com poucos sites, mas os usuários também podem desativar a ferramenta nas configurações. Bobby Halley explica que o DAP/Prio foi examinado por profissionais de criptografia, mas ainda está aberto a novas sugestões de design.
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Novo recurso de privacidade passa por testes no Firefox 128, mas usuários podem desativá-lo nas configurações (Imagem: Reprodução/Mozilla)

Parceria com a Meta​

A colaboração entre Mozilla e Meta ocorre para encontrar a melhor forma possível para projetar o sistema. Holley comenta que “qualquer mecanismo de sucesso precisa ser verdadeiramente útil para anunciantes, e criar algo que a Mozilla e a Meta estão felizes é um bom indicador que atingimos essa marca”.
O CTO não explica como a empresa de Mark Zuckerberg está envolvida no projeto, mas traz razões para criá-lo. Segundo o executivo, o modelo econômico de anúncios pela internet não será desfeito em breve, então é necessário criar um mecanismo que permita que as empresas alcancem esses objetivos sem interceptar grandes quantidades de dados pessoais.
Enquanto a Mozilla desenvolve o novo mecanismo, o Google voltou atrás na decisão de eliminar completamente os cookies de terceiros e vai adotar uma solução na qual os usuários escolhem se vão ceder ou não o uso dos dados pelas ferramentas.
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Fonte: Canal Tech
 
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