What's new

Marc Andreessen, criador do 1º navegador, explica por que hiperlinks são AZUIS

i1052705.jpeg

Você está lendo um texto em um site e se depara com um trecho destacado em azul que, quando clicado, leva a outra aba do navegador. Esse é o chamado hiperlink, mas você sabe por que ele tem essa cor? Marc Andreessen, criador do Mosaic — o primeiro navegador, que se tornou o Netscape Navigator — explicou a escolha.
“Por que eu gosto de azul”, disse em tom bem-humorado o Padrinho do Vale do Silício durante uma entrevista concedida a David Perell e publicada em 2023 no YouTube.
“Uma cor bonita e firme. É fácil de ver. Bem, tinha que ser de alguma cor", acrescentou Andreessen.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
O criador do Mosaic explica que, na época em que estava desenvolvendo o navegador, precisavam de uma cor que se destacasse na página. Segundo ele, o hiperlink poderia ter sido vermelho, roxo, salmão, amarelo ou verde, mas, como não gostava dessas cores, o azul foi escolhido.

Navegadores com fundo cinza​

Na mesma entrevista, Andreessen também destacou que recebeu críticas pela cor utilizada no fundo do Mosaic e do Netscape e explicou a razão dessa escolha.
“Não gosto de ler texto em fundos brancos porque meus olhos são um pouco sensíveis à luz. E se você olhar para os primeiros Mosaic e Netscape, os fundos são sempre cinza. Então, era texto preto em fundo cinza, e eu costumava receber muitas críticas por isso”, disse a David Perell.
Ele também pontuou que o objetivo era, na verdade, implementar o modo escuro nos navegadores, algo parecido com o que hoje pode ser usado em diversas redes sociais e páginas da internet.
“Mas não consegui chegar lá naquele momento, porque as telas não eram boas o suficiente para exibir texto branco em fundos pretos. Era difícil de ler porque não havia tons de cinza suficientes e a resolução de tela não era adequada para que isso fosse atraente", destacou Andreessen.
Mosaic

Mosaic foi criado em 1993 por Marc Andreessen e colegas do NCSA (Flickr/splorp)

Marc Andreessen e a criação do Mosaic​

Cientista da computação, Marc Andreessen foi o responsável por criar o Mosaic em 1993, junto a colegas do Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA), na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.
Conhecido por ser o primeiro navegador popular da web, o Mosaic podia ser usado em computadores Windows e era considerado fácil de usar. Qualquer usuário de PC conseguia acessar páginas da web, salas de conversa e bibliotecas de imagens com o navegador.
Em 1994, Andreessen fundou a Netscape e lançou o Netscape Navigator, incorporando o sistema Mosaic.
Em uma “corrida dos navegadores”, a Microsoft lançou, no ano seguinte (1995), o concorrente Internet Explorer. A partir disso, tanto a big tech fundada por Bill Gates quanto a Netscape trabalharam para lançar novas versões de seus programas.
Mas, em 1999, a corrida parecia ter um vencedor: o Internet Explorer estava instalado em 99% dos computadores. De olho nesse movimento, a empresa de Andreessen criou, em 2002, o Mozilla Firefox, com o intuito de oferecer aos usuários da internet uma alternativa para navegar.
Posteriormente, foram lançados navegadores como o Safari e o Google Chrome, e o Internet Explorer foi substituído pelo Microsoft Edge em 2015, com o lançamento do Windows 10.
Leia mais:
VÍDEO | QUAL É O MELHOR NAVEGADOR?
Leia a matéria no Canaltech.

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom