What's new

IA do navegador Opera vai criar imagem e responder com voz

i728802.jpeg

A versão de testes do navegador Opera recebeu uma grande atualização com recursos de inteligência artificial para geração de imagens e reprodução de voz na IA nativa do aplicativo, a Aria. A empresa espera aprimorar a experiência, acessibilidade e interação do usuário com as novidades.

Geração de imagens​

As novas funções são completamente atreladas à IA do Opera, que consegue compreender comandos de texto para responder às solicitações dos usuários da mesma forma que fazer ChatGPT, Gemini e Copilot.
O recurso de geração de imagens faz parte da atualização do fim de abril e utiliza o modelo Imagen2 do Google, e permite recriar a imagem rapidamente caso você não goste do resultado. Tudo funciona de maneira similar a outras inteligências artificiais, com a pessoa descrevendo o que deseja e o chatbot tentando chegar no resultado mais próximo possível.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Opera One IA

Gerador de imagens do Opera (Imagem: Divulgação/Opera)

Reprodução de voz​

A opção de reprodução de voz da Aria é focada na acessibilidade e conveniência, pois facilita que as informações cheguem através do áudio. Dessa vez, o modelo usado é o Wavenet, também do Google, que consegue sintetizar respostas em textos para uma voz humana.
As duas novas funções chegam para atender os usuários, segundo a Opera.
"Acreditamos que essas adições irão aprimorar significativamente a experiência de navegação dos usuários e oferecer novas formas de interação com o navegador", destacou o EVP Browsers and Gaming da Opera Krystian Kolondra. “Estamos comprometidos em fornecer recursos inovadores e de ponta que atendam às necessidades em constante evolução dos usuários”, finalizou.

Ainda na versão de desenvolvedor​

Vale lembrar que, por enquanto, as novidades só podem ser acessadas na versão para desenvolvedor, já disponível para download no site oficial da empresa (opera.com) — essa versão não é recomendada para o usuário final por se tratar de um produto de testes. De acordo com a marca, o novo navegador deve substituir o atual Opera no fim de 2024.
Para os interessados em mudar de aplicativo, o Canaltech fez um comparativo entre o Chrome e o Opera com os principais destaques de cada um.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom