What's new

Google remove anúncio da IA Gemini com tema olímpico após críticas

i922427.jpeg

Google decidiu parar a veiculação de um anúncio da IA Gemini após enfrentar uma série de críticas. O comercial, intitulado "Dear Sydney", mostrava um pai usando o Gemini para ajudar sua filha a escrever uma carta para a atleta olímpica Sydney McLaughlin-Levrone.
No anúncio de 60 segundos, o pai explica que deseja que a carta seja perfeita e pede ao Gemini para escrever o material elogiando a atleta e incluindo uma piada no final.
A reação nas redes sociais foi imediata, com muitos criticando o uso da IA para uma tarefa que deveria ser pessoal e autêntica.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
“Obviamente, há circunstâncias especiais e pessoas que precisam de ajuda, mas como uma história geral que mostra que ‘ela nem precisou escrever nada sozinha’ é péssima”, escreveu a apresentadora do podcast Pop Culture Happy Hour, Linda Holmes, em post no Threads. “Quem quer uma carta de fã escrita por IA?”, provocou.
This commercial showing somebody having a child use AI to write a fan letter to her hero SUCKS. Obviously there are special circumstances and people who need help, but as a general “look how cool, she didn’t even have to write anything herself!” story, it SUCKS. Who wants an AI-written fan letter??
— Linda Holmes (@lindaholmes.bsky.social) Jul 27, 2024 at 9:48

Resposta do Google​

Em comunicado, o Google afirmou que “embora o anúncio tenha sido testado bem antes de ir ao ar, decidiu retirá-lo da programação olímpica após o feedback negativo”.
Apesar da remoção, a Big Tech defendeu a intenção do anúncio, ressaltando que a IA pode ser uma ferramenta útil para iniciar processos criativos. “O Gemini pode fornecer um ponto de partida ou um rascunho inicial para alguém que procura ideias para sua escrita”, informou a companhia.
A empresa destacou ainda que o anúncio foi desenvolvido para celebrar a equipe olímpica dos EUA e mostrar a interação real entre um entusiasta de atletismo e seu pai.
O episódio ressalta as dificuldades enfrentadas pelas empresas de tecnologia ao promover o uso da IA. A controvérsia segue a um incidente semelhante com a Apple, que também enfrentou críticas por um anúncio que utilizava IA para promover um novo iPad.
O anúncio ainda pode ser visualizado no canal do YouTube do Google, mas não será mais exibido durante a cobertura dos Jogos Olímpicos.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom