
O Google Ads e o Google Analytics ganharão recursos de agentes de inteligência artificial, incluindo um “consultor de marketing”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) durante o Google Marketing Live, principal evento global de Ads e Commerce da empresa.
Com a atualização, as plataformas de gerenciamento de anúncios e de análise de dados do Google terão um “especialista” integrado que tira dúvidas, dá sugestões, analisa dados e resolve problemas complexos e “trabalha sozinho”.
Entre as novidades, está o “Consultor de Marketing”, agente de IA que está disponível em um painel lateral do Chrome. O serviço responde perguntas e oferece orientações diretamente nas páginas que o usuário navegar pela web, e será liberado nos Estados Unidos ainda neste ano.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
O Consultor também recomenda e aplica estratégias de marketing, oferece insights e identifica oportunidades como onde colocar uma tag, onde colocar uma marcação e o que está faltando em algum anúncio.

O agente entrega respostas com diversos elementos visuais para facilitar a compreensão (Imagem: Captura de tela/Divulgação/Google)
Agentes de IA no marketing digital
O Google Ads conta com um chatbot integrado para auxiliar na criação de campanhas de pesquisa há dois anos. Segundo a big tech, mais de meio milhão de anunciantes usaram o recurso, e isso os impulsionou a levar os agentes de IA para o Ads e Analytics.Com o agente de IA especialista, os clientes do Ads podem pedir recomendações personalizadas para as campanhas. A IA entregará sugestões de palavras-chave e de criativos, e, por ser autônoma, pode implementá-las sozinha.
Já no Analytics, o agente pode criar gráficos e fluxogramas com insights e tendências, para que o usuário explore com facilidade os dados da plataforma.
Os agentes especialistas estão em fase Beta, e, por enquanto, apenas para usuários nos EUA.

Em destaque, um exemplo de como um anúncio aparecerá no AI Mode (Imagem: Captura de tela/Divulgação/Google)
Durante o Google Marketing Live, a empresa anunciou outras novidades envolvendo IA, como um espaço para anunciantes no modo IA da busca do Google
Além disso, o “resumo com IA” existente na pesquisa já exibe anúncios, mas apenas no mobile. Agora, o espaço mostrará anúncios na versão do buscador para computadores nos Estados Unidos.
Para criação de criativos mais atraentes, o Google anunciou que o Veo estará disponível no Merchant Center e no Ads para gerar vídeos com IA.
O Smart Bidding Exploration é outro lançamento: com a IA, a ferramenta auxiliará os clientes do Ads a encontrar e dar lances em consultas menos óbvias, a fim de aumentar o potencial do anunciante em cima de termos de pesquisa “esquecidos” e ajudar a encontrar novos leads qualificados.
Veja também:
- Como anunciar no YouTube | Guia Google Ads
- IA do Google: 4 sistemas que vão receber o Gemini em atualização próxima
- Como monetizar o seu canal do YouTube | Guia Prático
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech