What's new

Firefox 126 melhora opção para copiar links sem rastreadores

i829961.jpeg

A Mozilla liberou a versão 126 do Firefox com algumas mudanças discretas e sem qualquer ajuste visual. Uma das poucas novidades é uma melhoria no recurso para copiar links sem rastreadores, que agora remove até 300 parâmetros diferentes das URLs.
A mudança é aplicada nos endereços que já estão contidos dentro de outras URLs e afeta muitos sites de e-commerce. O recurso do Firefox aumenta a privacidade do usuário na hora de compartilhar links com outras pessoas, pois os destinatários recebem um conteúdo livre de componentes de rastreamentos — dessa forma, os sites não acessam informações sobre o dispositivo e o endereço IP da pessoa.
i893787.png

Firefox possui função para copiar um link e eliminar os rastreadores da URL (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Outras novidades​

O Firefox 126 não trouxe tantos recursos voltados ao consumidor final como na versão anterior, que adicionou um marcador de textos ao leitor de PDF. As mudanças anunciadas pela Mozilla incluem o suporte ao idioma catalão nas traduções, aceleração do hardware para o codec AV1 no macOS para os computadores com chip M3 e uma área de telemetria para identificar a frequência de buscas sobre determinados termos.
-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
No caso da telemetria, o Firefox vai compilar os volumes de busca entre 20 categorias diferentes, como esportes e viagens. A ferramenta vai remover o endereço IP e não vai associar os dados com usuários específicos (algo parecido com a Privacy Sandbox, do Google) e a desenvolvedora informa que não vai compartilhar os dados com terceiros.
Além disso, o navegador recebeu correções de bugs e ajustes de segurança.

Como atualizar o Firefox​

Siga estes passos para acessar a versão 126 do Firefox no macOS e no Windows:
  1. Abra o Firefox;
  2. Selecione o menu de três barras;
  3. Acesse “Ajuda”;
  4. Clique em “Sobre o Firefox”;
  5. Aguarde o download e reinicie o navegador.
O processo de instalação pode ser diferente no Linux e variar conforme cada distribuição. Enquanto você baixa a nova versão, pode conferir a posição do Firefox na lista dos navegadores mais usados no mundo.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom