
O Registro.br apresentou novas categorias para o domínio .br nesta segunda-feira (18). Além da opção para sites de empresas e sites que falem sobre inteligência artificial (IA), a entidade apresentou alternativas para redes sociais e até mesmo para APIs (Interfaces para Aplicações) com foco em desenvolvedores.
- Domínio .br 35 anos | Conheça a história e curiosidades
- Quais são os domínios de internet mais antigos do mundo e do Brasil?
Para tecnologia, foram apresentados os domínios “.ia.br” e “.api.br”, voltados para inteligência artificial e interfaces para aplicações, respectivamente.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Do grupo genérico, a lista traz agora a opção para registros com os finais “social.br” (redes sociais), e “xyz.br” (miscelânea).
“Periodicamente, com base em sugestões de usuários e na popularidade de domínios genéricos na internet, lançamos novas categorias de domínios, para que os brasileiros continuem a utilizar o .br, fortalecendo sua presença digital, e fazendo da comunidade brasileira na Internet uma das mais ativas e vibrantes mundialmente, com 5,5 milhões de domínios registrados”, anunciou o Registro.br.
Como registrar domínios das novas categorias
O registro dos domínios das quatro categorias estarão disponíveis a partir de 1º de setembro de 2025, às 15h. Para fazer a adesão, faça o seguinte:- Acesse o site da entidade (registro.br);
- Digite o domínio desejado em “Pesquisar domínio”;
- Aperte “Enter” ou clique na lupa;
- Escolha o domínio e aperte em “Registrar”;
- Preencha o cadastro e selecione o período desejado;
- Pague a adesão.
Tem alguma restrição para usar os novos domínios?
Não. Qualquer pessoa física ou jurídica pode registrar um domínio das novas categorias. Contudo, é preciso aguardar a data de estreia.Confira outras matérias do Canaltech:
- O que é ICANN? Conheça um dos bastidores da internet
- Como usar domínio próprio como nome de usuário na Bluesky
- Como usar o Gmail com domínio próprio | Guia prático
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech