What's new

Chrome alerta para fim de suporte a extensões e adblockers desatualizados

i832685.jpeg

O Google Chrome começou a emitir avisos sobre extensões que podem ser excluídas do por não adotarem os novos requisitos determinados pelo navegador. O Chromium (que também é a base para Edge, Opera, Vivaldi e outros apps) vai adotar o sistema Manifest V3 a partir deste ano e aposentar componentes que usam a versão anterior, Manifest V2, numa medida que pode afetar muitos bloqueadores de anúncios.
A transição para o Manifest V3 é gradual e já foi detalhada em cronograma do Google: em junho, o navegador começou a desativar extensões nos canais Beta, Dev e Canary do Chrome, e agora expande o movimento para a versão estável do navegador.
Ainda é possível usar as extensões antigas, mas o navegador já alerta sobre o fim do suporte. Ao abrir a tela com todos os plugins instalados, por exemplo, é possível ver o aviso “Esta extensão pode deixar de ser suportada em breve”, seguido de uma recomendação para substituí-la por uma opção que siga os novos padrões.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Além disso, a Chrome Web Store também informa quais apps vão perder suporte ao navegador. Ao abrir o bloqueador uBlock Origin, uma notificação diz que “A disponibilidade desta extensão pode acabar em breve” por não seguir “práticas recomendadas para extensões do Chrome”.
i923453.png

Chrome informa quais extensões não seguem as novas regras do navegador e pede para que o usuário escolha alternativas (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

O que dizem as políticas do Chrome​

A página de suporte do navegador informa que “o Chrome e a Web Store exigem que as extensões estejam atualizadas com os novos requisitos” para reforçar a privacidade e segurança dos usuários e também destaca que o app “pode desativar extensões que não atendem a esses requisitos”.
Caso o usuário encontre um complemento incompatível, existem três alternativas: baixar uma solução parecida na Web Store, desativá-lo ou ativar a extensão temporariamente.

O que é Manifest V3?​

O Manifest V3 é um novo sistema adotado para garantir que as extensões funcionem no Chrome e nos navegadores baseados em Chromium. A atualização está em desenvolvimento desde 2018 e promete trazer melhorias em privacidade e segurança ao ecossistema digital, com maior número de APIs que protegem dados dos usuários e limitam a atuação de rastreadores.
A categoria que mais deve sentir a mudança no Chrome é a dos bloqueadores de anúncios: o Manifest V3 adota APIs que limitam a atuação dos adblockers e aumentam as restrições de uso. Um exemplo é o padrão DeclarativeNetRequest, que traz menos flexibilidade para as extensões na hora de determinarem as regras de bloqueio.
Com a mudança, desenvolvedores dos adblockers criam novas versões adaptadas ao sistema vigente, caso do uBlock Origin Lite mas o funcionamento deve mudar.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom