What's new

Apple remove anúncio após críticas sobre representação da Tailândia

i922425.jpeg

A Apple retirou do ar um anúncio da série "The Underdogs: OOO (Out of Office)" após críticas sobre a representação estereotipada da Tailândia. O vídeo, lançado em julho, mostrava uma equipe de trabalhadores viajando pelo país e utilizando produtos da Apple, mas foi acusado de usar filtros e cenários que retratavam a Tailândia como subdesenvolvida.
A repercussão negativa levou a Apple a emitir um pedido de desculpas, reconhecendo que “a intenção era celebrar a cultura e o otimismo do país”, mas que o resultado final não capturou a Tailândia “vibrante” dos dias atuais. A empresa também confirmou que o vídeo foi removido do YouTube.

Críticas ao anúncio da Apple​

O vídeo mostra uma equipe da Apple viajando pela Tailândia para encontrar uma empresa de embalagens a pedido de um cliente exigente, interpretado pelo ator Christopher Mintz-Plasse.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Para atender às solicitações do cliente, os personagens percorrem o país em trens antigos, ônibus e tuk-tuks, e se hospedam em um hotel precário. Todos os problemas enfrentados pela equipe são resolvidos rapidamente com recursos dos produtos da Apple.
Apple’s latest short film commercial 'The Underdogs: OOO (Out Of Office)' that aims to represent its gadgets filmed in Thailand has sparked criticism among Thai people as the commercial portrays Thailand in a low-tech and underdeveloped mood and tone, using a warm colour in… pic.twitter.com/yYgAXCDFUd
— Bangkok Post (@BangkokPostNews) July 26, 2024
Nas redes sociais, usuários criticaram a escolha de cenários e a aplicação de filtros para retratar o país. Um usuário do X brincou que a Tailândia se tornou um "país de filtro amarelo", comentando: "Eu gosto de como a Apple colocou um filtro de terceiro mundo em Bangkok contemporânea nos seus anúncios. Muito elegante."
I like how @Apple put a 3rd world filter on contemporary Bangkok in their ads. Very classy. Now we can join Mexico as a fellow yellow filter countries pic.twitter.com/hxlrT9wYSj
— Lewis RK ( Mechalomania ) (@Rattapoom_K) July 26, 2024
No TikTok, o usuário Rohit Singh comenta que o vídeo é “100% estereotipado” e que a Tailândia não é como retratada. “Não sei como tiveram essa ideia. Talvez eles não tinham dinheiro, e a equipe de marketing nunca visitou ou viu a Tailândia”, provocou Singh em seu vídeo.
@singhsocial Apple ad mocking Thailand Such a stupid and silly ad #thailand #bangkok #travel ♬ original sound - Rohit Singh
Após a repercussão negativa do vídeo, o porta-voz do comitê de turismo da Câmara dos Representantes da Tailândia Sattra Sripan incentivou um boicote aos produtos da Apple. “Os tailandeses estão profundamente descontentes com a propaganda. Eu encorajo os tailandeses a pararem de usar produtos da Apple e mudarem para outras marcas”, disse Sripan em comunicado.
Este é o segundo pedido de desculpas da Apple relacionado a um anúncio este ano. Em maio, a empresa veiculou um comercial do iPad Pro que também gerou controvérsias, nesse caso entre a comunidade criativa, por insinuar que a IA generativa substituiria o trabalho artístico humano.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom