What's new

Acaba prazo para Musk indicar representante do X no Brasil; rede pode sair do ar

i853109.jpeg

O prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o bilionário Elon Musk indicar um representante legal da rede social X (ex-Twitter) no Brasil terminou às 20h07, desta quinta-feira (29).
Com o término do período determinado pela ordem judicial, será certificado no processo o descumprimento da decisão. O próximo passo a ser tomado será a suspensão da rede social no país e cabe ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pela intimação, de definir como e quando será realizado. Ainda não há prazo para decisão.
Em nota, o X disse que espera a ordem de fechamento e que não vai seguir ordens que, segundo a empresa, são ilegais.

"Em breve, esperamos que o Juiz Alexandre de Moraes ordene que X seja fechado no Brasil – simplesmente porque não cumpriríamos suas ordens ilegais de censurar seus oponentes políticos", escreveu a rede social (leia na publicação abaixo).
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Soon, we expect Judge Alexandre de Moraes will order X to be shut down in Brazil – simply because we would not comply with his illegal orders to censor his political opponents. These enemies include a duly elected Senator and a 16-year-old girl, among others.

When we attempted…
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 29, 2024
Na noite de quarta (28), o ministro intimou Musk realizar a indicação no prazo de 24 horas. A ameaça de tirar do ar a rede social foi feita no perfil do STF na rede social e viralizou nas redes sociais.
Intimação de Musk pelo STF vira memes (Reprodução/ X)

No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil, demitiu os funcionários e acusou Moraes de ameaça.
O STF também bloqueou as contas bancárias no Brasil da Starlink, provedora de internet via satélite de Musk. A ação visa garantir o pagamento das multas diárias aplicadas à rede social em caso de descumprimento das decisões judiciais.
Leia também:
O anúncio foi feito após descumprimentos de determinações de ministro. Em reação, Musk ironizou a situação ao publicar montagens de Moraes com dois sabres de luz em alusão aos Sith, da franquia Star Wars.
O empresário também publicou uma foto de um homem preso com a seguinte legenda: “um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras”.
Grok “Generate an image as if Voldemort and a Sith Lord had a baby and he became a judge in Brazil”

It’s uncanny! 🤣🤣 pic.twitter.com/aTdVRg9jrw
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
A rede social também afirmou, em nota, que vai divulgar decisões sigilosas do ministro contra a empresa. A plataforma disse que "não cumpre ordens ilegais em segredo".
"Não estamos absolutamente insistindo que outros países tenham as mesmas leis de liberdade de expressão dos Estados Unidos. A questão fundamental em jogo aqui é que o ministro Alexandre de Moraes exige que violemos as próprias leis do Brasil. Simplesmente não faremos isso", completou a empresa.

Como é feito o bloqueio de um site ou app no Brasil?​

O bloqueio de alguma plataforma online no Brasil não é simples — na verdade, é um processo burocrático. Após a determinação da suspensão, o STF precisaria enviar uma ordem judicial com o pedido para todas as operadoras vinculadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com a ordem em mãos, as empresas de provedores e operadoras enfim fazem os ajustes necessários para bloquear o acesso, mas existem algumas possíveis brechas: usuários podem acessar a rede a partir de uma VPN ou operadoras sem registro na Anatel ainda podem viabilizar o acesso, por exemplo.
VÍDEO: STF dá ultimato a Elon Musk e pode tirar o X do ar

Leia outras notícias do Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom