
É FALSO que a bateria do celular carregue mais rápido em uma tomada com tensão de 220 volts. Esse mito se espalha principalmente na busca por alternativas para obter a carga mais rápida do smartphone ao longo do dia.
- É VERDADE que não pode ligar a geladeira logo após fazer a mudança
- É FALSO que o micro-ondas altera as moléculas dos alimentos e causa câncer
- É VERDADE que celulares dobráveis tem limite de vezes que podem abrir e fechar
“Essa tensão da tomada, que é um sinal alternado, é transformada em uma tensão contínua e regulada para se adequar aos requisitos técnicos operacionais das baterias dos celulares. Portanto, independentemente da tensão de entrada do carregador, ocorrem ajustes nesse sinal antes de ele ser aplicado à bateria do smartphone”, explica Augusto Matheus dos Santos, professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Segurança e eficiência do carregamento
O docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da universidade explica que os carregadores contam com um conjunto de circuitos eletrônicos responsáveis pela regulagem da energia recebida pelo dispositivo.Esse sistema interno possui três estágios, fundamentais para garantir a segurança e a eficiência do carregamento.
O primeiro estágio transforma a tensão alternada da tomada — 127 V ou 220 V — em uma tensão contínua pulsante, em um processo chamado retificação.
A segunda etapa filtra essa tensão pulsante, tornando-a mais próxima de um sinal contínuo constante, o que permite o funcionamento pleno do estágio seguinte.
“Por fim, temos um terceiro estágio responsável por regular a tensão contínua para um nível adequado a ser aplicado à entrada da bateria do celular, com tensão de 5 volts a 20 volts, por exemplo”, explica o engenheiro elétrico da USP.

Tomada 220 V não carrega a bateria do celular mais rapidamente (Unsplash/Mike Winkler)
Como carregar o celular mais rápido?
Com a hipótese descartada de que uma tomada de 220 V possa acelerar o carregamento, outras dicas podem ser adotadas para carregar a bateria mais rapidamente.Uma delas é ativar o modo avião, desabilitando funções que consomem bastante energia. Segundo Augusto Matheus dos Santos, conexões sem fio — como Wi-Fi, Bluetooth e 5G — demandam alto desempenho do processador e podem reduzir a velocidade de carga.

Colocar o celular no modo avião ajuda em um carregamento mais rápido (Unsplash/Sten Ritterfeld)
Outra recomendação é utilizar carregadores originais com tecnologia de carregamento rápido, que possibilitam uma recarga mais veloz e segura.
Além disso, optar por produtos originais não apenas agiliza a recarga, como também garante maior segurança no processo.“Essas tecnologias permitem variar a tensão entre 5 V e 20 V, com ajuste proporcional da corrente de recarga, sempre baseado na troca de informações com o celular e com o sistema de gerenciamento da bateria”, acrescenta o docente da EESC.
Portanto, se a intenção é carregar o celular mais rápido, descarte a ideia de que uma tomada de 220 V fará diferença e adote alternativas comprovadas pela engenharia elétrica.
Leia mais:
- É FALSO que Mark Zuckerberg vai deletar contas inativas de Instagram e Facebook
- É VERDADE que astronautas podem voltar mais altos do espaço; veja o quanto em cm
- É FALSO que se copiar e colar este texto, o Facebook não poderá usar suas fotos
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canal Tech