What's new

15 prompts do ChatGPT para Excel

i771482.jpeg

Se você deseja ganhar tempo agilizando tarefas manuais em planilhas, a nossa dica é recorrer a alguns prompts do ChatGPT para Excel. O poder de processamento generativo da IA é capaz de solucionar uma série de questões em segundos — fazendo com que você realize tarefas que exijam somente o crivo humano no software da Microsoft.

Comandos do ChatGPT para Excel​

Contudo, é importante avisar que as listas podem ser usadas como fonte de inspiração para você desenvolver variações e enriquecer sua interação com IA, eventualmente obtendo resultados mais satisfatórios em suas planilhas.
Nesse sentido, o ideal é que você insira dados do seu projeto juntamente com o prompt para contextualizar a IA de forma mais ampla, a fim de que ela entenda melhor como sanar a sua dúvida.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Fórmula e funções​

  1. Como posso usar a função Vlookup para encontrar o preço de um produto na tabela do Excel?;
  2. Qual é a fórmula para calcular a média das notas dos alunos no Excel?;
  3. Como posso combinar as funções If e And para aplicar descontos com base em múltiplos critérios no Excel?
i870083.jpeg

É possível usar prompts do ChatGPT para otimizar tarefas no Excel (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Análise de dados​

  1. Como posso criar uma tabela dinâmica para sumarizar as vendas por região no Excel?;
  2. Qual é o processo para realizar uma análise de regressão no Excel?;
  3. Quais são os passos para calcular a previsão de vendas usando médias móveis no Excel?

Criação de gráficos​

  1. Como posso criar um gráfico de barras empilhadas para mostrar diferentes categorias de produtos no Excel?;
  2. Como posso personalizar a paleta de cores de um gráfico no Excel?;
  3. Quais são as etapas para adicionar uma linha de tendência a um gráfico de linhas no Excel?

Cotação de moedas​

  1. Como posso importar cotações de moedas em tempo real para o Excel?;
  2. Existe uma função que converte automaticamente valores entre diferentes moedas no Excel?;
  3. Qual é o método para visualizar o histórico de cotações de moedas em um gráfico no Excel?
i870085.jpeg

Você pode dar comandos para o ChatGPT solicitando ajuda para usar o Excel (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Variáveis repetidas​

  1. Como posso identificar e contar o número de ocorrências de um valor específico em uma coluna no Excel?;
  2. Existe uma maneira de remover automaticamente valores duplicados em uma lista no Excel?;
  3. Qual é a técnica no Excel para criar uma lista única de valores a partir de uma coluna com entradas repetidas?

Outras alternativas​

Usando o modelo GPT-3.5, a versão gratuita do ChatGPT aceita somente prompts de texto, isto é, você não consegue fazer o upload de arquivos audiovisuais, que poderiam facilitar sua vida em relação a algumas dúvidas no Excel — sobretudo quanto a funções que você desconhece o nome e, por conta disso, não sabe descrever do que se trata.
Considerando esse cenário, vale a pena testar o ChatGPT 4 ou a IA Gemini do Google, que traz suporte a imagens, vídeos e muito mais, facilitando ainda mais sua vida no Excel.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
 
Top Bottom